Odonata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Odonata são uma ordem de insetos aquáticos palaeopterous. Há cerca de 6500 espécies existentes em pouco mais de 600 gêneros. Odonates adultos são de médio a grande porte, muitas vezes visíveis e / ou brilhantemente coloridos e insetos predadores são a caça aérea de vista. Eles são geralmente encontrados em ou perto de água fresca embora algumas espécies vaguear largamente e podem ser encontradoslonge dos seus sítios de reprodução. As larvas são predadores, aquático e ocorrem em todos os tipos de águas interiores.

Até certo ponto a presença de odonates pode ser tomada como um indicador da qualidade do ecossistema. Composição da fauna local pode ser fortemente afetada por qualquer alteração no fluxo de água, turbidez, etc, ou em meio aquático ou matas ciliares. Os maiores números deespécies são encontrados em locais que oferecem uma grande variedade de microhabitats.

A ordem moderna está dividida em duas subordens principais: Zygoptera (libélulas) e Anisoptera (libélulas). O nome comum "libélula" também é usado para toda a ordem. Mais de metade de todas as espécies são tropicais, mas odonates de ambas as subordens principais ocorrem em todas as regiões da fauna, exceto naAntártida. A subordem terceiro, Anisozygoptera, amplamente conhecida a partir de fósseis, é representado por uma espécie existentes no Japão e uma nos Himalaias

Características: adultos

Geral: A cabeça é para trás, grande côncava, sobre um pescoço flexível. Os olhos compostos são grandes e nem muito separadas (todos Zygoptera, alguns Anisoptera), apenas tocando, ou extensivamente fundidas aolongo da linha média. A face transporta três ocelos e um par de curtas, antenas de cerdas-like. O protórax é pequena, a mesotórax e metatórax são grandes e fundidos em um pterothorax único, forte. As pernas estão fracas, adequado para poleiro e presa segurando, mas não a andar. O abdómen é longo, raramente qualquer mais curto que o comprimento de uma asa, e flexível, com 10 segmentos visíveis, etermina na clasping órgãos em ambos os sexos. Em Zygoptera abdome quase sempre é fino e cilíndrico. As fêmeas de todas as famílias zygopteran e vários anisopteran levar um ovipositor proeminente sob segmentos abdominais 9-10. Os machos sempre possuem genitália secundário no lado de baixo 2-3 segmentos abdominal.

Descansando atitude: As veias da asa de Odonata são fundidos em suas bases e as asasnão podem ser dobrados sobre o corpo em repouso. Quase todos os Anisoptera contentar com as asas mantidas para os lados ou ligeiramente para baixo. A maioria Zygoptera liquidar com as asas unidas, as superfícies dorsal apposed. No entanto, o tórax zygopteran é tão oblíqua que, quando realizada deste modo as asas encaixam perfeitamente ao longo da parte superior do abdómen. Eles não parecem serrealizada em linha reta 'up' como em borboletas ou efemerópteros. Em algumas famílias zygopteran as asas são mantidas horizontalmente em repouso, e em um anisopteran gênero (Cordulephya, Corduliidae) as asas são mantidas em posição de repouso típico libelinha.

Venação da asa: Adulto Odonata possuem dois pares de asas iguais ou subiguais. Parece haver apenas cinco hastes veia principal. A Nodus éformado onde a veia segundo principal (subcosta) atende a ponta da asa. Na maioria das famílias uma pterostigma conspícuo é realizada perto da ponta da asa.

Características: larvas

A característica mais óbvia compartilhada por todas as larvas de libélulas é um lábio conspícuo agarrar (lábio inferior: máscara), usados ​​para capturar presas.
Em repouso, a máscara é mantida dobrada debaixo dacabeça e tórax, estendendo-se para trás, tanto ou mais do que as pernas da frente e em algumas famílias distante o suficiente para a frente a cobrir o rosto abaixo dos olhos compostos. Em presa capturar o lábio é baleado rapidamente para a frente e presa é apreendida com pares, como mão-palpos.

Ciclo de Vida e Comportamento

Larvas de libélulas são não discriminam caçadores que comem...
tracking img