Odisseu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História, imagem e narrativas No 6, ano 3, abril/2008 – ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br

A busca de Odisseu: sociedade e moral na Grécia Antiga sob o olhar de Homero na Odisséia.

Charles Sidarta Machado Domingos Mestrando em História UFRGS/ PPGHIST csmd@terra.com.br

Este trabalho aborda as influências da cultura grega antiga pra os valores do Ocidente. A fonteprivilegiada desse estudo é o livro Odisséia, de Homero. A partir do enfoque dado a três personagens femininas – Penélope, Circe, Nausícaa – pretendemos demonstrar as possíveis articulações que se realizam entre o objetivo principal da narrativa, o retorno de Odisseu, com suas possíveis motivações. Além disso, procuramos estabelecer possíveis tradições e rupturas entre as sociedades antigas e a atual emrelação a seus valores morais, tendo como instrumentos de trabalho para essa proposta uma análise centrada na História da Cultura. Palvras-chave: Odisséia – História Antiga – Literatura Ocidental – Penélope – Circe – Nausícaa.

1

História, imagem e narrativas No 6, ano 3, abril/2008 – ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br

Introdução

A Odisséia é considerada uma das maioresobras da literatura ocidental de todos os tempos. Talvez a mais antiga, inclusive. Provavelmente escrita no século VII A.C. por um homem chamado Homero. Mas a autoria do poema tem gerado, ao longo dos anos, muitas discussões. A Odisséia conta o retorno de Odisseu, rei de Ítaca, para sua ilha após os confrontos em Tróia. E todas suas desventuras no trajeto de volta. Para conseguir voltar a sua terraele passa por várias situações aventurescas, enfrentando cíclopes, sereias, feiticeiras, deuses e reis. Mas não esmorece de seu objetivo. Já foi dito que a Odisséia tem um maior número de leitores que outra importante obra de Homero, a Ilíada. Sendo mais preciso, especula-se que tenha na realidade um maior número de leitoras: por ser uma obra mais romanceada, que conta uma história basicamente deamor, um amor que sobrevive a vinte anos de espera. E há uma engenhosa e instigante teoria formulada por Samuel Butler de que a Odisséia teria sido escrita por uma mulher, Nausícaa, a filha graciosa e bela de Alcínoo, o rei da Feácia e de sua consorte Arete. Dentre essas especulações é que almejo retratar nesse trabalho a importância das mulheres na Grécia Homérica tendo por instrumento de análiseOdisseu e suas relações com três importantes personagens femininas do romance: Penélope, Circe e Nausícaa. Analisar através desses personagens a problemática das mulheres nesse período da História e dos verdadeiros motivos que teria Odisseu para passar tantos trabalhos para alcançar seu objetivo maior: o retorno para Ítaca. Mesmo com tantas adversidades ele não desiste do fio condutor danarrativa. O que é tão importante para ele afinal? Quais as influências que essas três mulheres tiveram no decorrer da narrativa? A volta para casa representaria glórias, amor, ou honra? Esse relato, que tanto influenciou a história da literatura ocidental e por extensão a história da cultura ocidental, já foi objeto de diversas análises. E continua sendo. E por um bom arrazoado de motivos continuará aser. Por tratar-se de uma obra-prima. Mais do que uma idéia de formação de um povo, de sua consciência nacional, a Odisséia traz explicações sobre o destino humano e o sentido da existência, o sentido da vida.

2

História, imagem e narrativas No 6, ano 3, abril/2008 – ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br

A falta de Penélope ou o retorno ao porto seguro

Dentro da narrativa daOdisséia uma das principais personagens femininas é representada por Penélope. Ao contrário de sua prima Helena, a beleza de Penélope é muito mais dada pelo seu caráter e pela sua conduta que pelo seu corpo. Filha de Icário, ela se casa com Odisseu e com ele vai para a ilha de Ítaca. Ela gera o filho de Odisseu, Telêmaco, e em seguida seu marido vê-se obrigado a partir para o confronto em Tróia....
tracking img