Odenilma Vanila Obidos2 Atividade03 PEGP

1172 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ/UFOPA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/ICED
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
SALA AMBIENTE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO PEDAGÓGICA - PEGP
Coordenadora de sala: Profª Msc. Eliane Cristina Flexa Duarte
Atividade nº 03
Professor (a): Profª Josefina Carazzato
Professoras Assistentes: Ana Cláudia de Aquino Pinto e Girlane Maria Canto Salgado
Cursistas: Odenilma de Farias Canto e Vanila Viana Ribeiro

UMA BREVE ANÁLISE SOBRE ALGUMAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO
Após leitura e interpretação dos textos que discorrem sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e o Plano de Ações Articuladas – PAR percebeu-se a importância desses programas e ações para o desenvolvimento da educação básica no Brasil.
Ao analisar os mesmos constata-se que embora cada um tenha sua particularidade estão ligados entre si. Ambos datam do mesmo ano de implantação, ou seja, 2007; são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e destinados a melhoria do processo ensino aprendizagem visando a qualidade da educação no município, estado e no país como um todo.
O índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB foi criado pelo Ministério da Educação – MEC e elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” – INEP para mensurar e avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes, a qualidade das instituições escolares e das redes de ensino. O IDEB é medido pelo instrumento avaliativo Prova Brasil, cuja aplicação se dá a cada dois anos, destinado aos alunos cursistas dos anos finais (5º e 9º) do ensino fundamental/9 anos e por outros indicadores como aprovação, repetência e evasão escolar.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB destina verbas para financiar ações de

Relacionados