Odebretch x Gradin

1158 palavras 5 páginas
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

GOVERNAÇA CORPORATIVA

Aluno: Keneth Roger Machado Rodrigues
Profa.: Adriana de Andrade Solé

Belo Horizonte, 08 de abril de 2015.
Disputa Societária entre Odebrecht X Gradin

Uma disputa societária considerada uma das maiores já vistas no país. De um lado, a família Gradin que detém hoje 20,6% das ações do grupo Odebrecht. Do outro os Odebrecht que quer comprar essas ações por 1,5 bilhão de dólares. A família Gradin acredita que essas ações valem 3 bilhões de dólares e com isso não aceitam a venda. Está formada uma disputa em torno de cláusulas do contrato de compra de ações da empresa que já se posterga desde 2010.

A Construtora Odebrecht abriu seu capital em 1991, tornando-se, então, uma empresa com ações negociadas em bolsa. Dessa forma, os sócios da empresa se tornaram acionistas e constituíram uma holding, a Odbinv. A família Gradin, representada na sociedade pela empresa Graal Participações, detém 20,6% das ações da holding. Os Odebrecht, por meio da Kieppe Participações, detêm em torno de 62%.

A briga se iniciou após uma oferta de compra da fração dos Gradin pela Kieppe, em 2010, após discordância dos Gradin em aceitar proposta de modificação dos contratos que regulam a relação entre os acionistas do grupo proposta pelos Odebrecht. O acordo entre acionistas dá direito aos Odebrecht em fazer tal oferta de compra para afastar sócios em determinadas situações. No entanto, os Gradin não aceitaram a oferta de compra, alegando que o preço era injusto, situação questionada pela Kieppe. Sem acordo entre as partes, o caso foi para a Justiça da Bahia e, então, encaminhado ao STJ, onde começou a ser julgado em dezembro de 2012.

As participações de ambas as empresas da Odbinv são compostas por dois tipos de ações: ordinárias e preferenciais. As ações ordinárias dão direito a voto aos seus proprietários, mas estes não têm preferência na compra de outras ações. Por sua vez, as ações preferenciais garantem a

Relacionados

  • governança corporativa
    369 palavras | 2 páginas
  • Caso Odebrecht X Gradin
    1092 palavras | 5 páginas
  • GOVERNANÇA CORPORATIVA
    1179 palavras | 5 páginas