Ocupação e modificação do espaço geográfico

● A ocupação e a modificação do espaço Geográfico na cidade urbana e moderna

O solo é a base de todas as atividades humanas. Os grupos humanos, durante a história, tem ocupado e utilizado o solodas mais diversas maneiras. Algumas civilizações até mesmo sucumbiram e desapareceram porque esgotaram suas possibilidades de sobrevivência, no estágio de desenvolvimento pelo qual passavam, devido àexploração predatória e abusiva dos recursos naturais disponíveis. Inclusive do abuso das possibilidades do solo.
Embora exerça fundamental importância na vida dos seres humanos e na sustentação davida na Terra, o solo ainda não é percebido e valorizado como tal. As atividades humanas têm causado graves consequências ambientais e sociais em relação a exploração predatória e degradação do solo.Entre os principais problemas sócio-ambientais observados nas cidades e no campo estão a ocupação de áreas de risco, as moradias estabelecidas em ambientes degradados pelo lixo e pela falta desaneamento básico, o desmatamento, a exposição a agrotóxicos utilizados de forma abusiva, poluição do ar, contaminação das águas e etc.
A camada superficial do solo é rica em nutrientes e materiaisorgânicos que permitem o crescimento das plantas. Por outro lado, a vegetação protege o solo da erosão, tanto pela interceptação da chuva pelas copas das árvores, como pelas raízes que favorecem a infiltraçãoda água da chuva. Ou seja, a camada vegetal protege o solo do impacto direto da chuva, como da insolação, além de contribui para a maior infiltração de água, reduzindo o escoamento superficial ediminuindo a incidência da erosão.
O desmatamento e a remoção das camadas superficiais interferem no equilíbrio natural do solo, que vai perdendo a sua capacidade de manter a vida natural e os sistemasde produção agrícola. Com a exposição do solo, partículas podem ser arrastadas com a chuva pelo escoamento superficial e serem depositadas nos rios e lagos, provocando seu assoreamento. A erosão é...
tracking img