Ocupação territorial e o papel da escravidao no período colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ocupação Territorial (Celso Furtado)
A ocupação territorial da América ocorreu a partir da expansão comercial da Europa, onde inicialmente Portugal e Espanha a ocuparam e se diziam donos daquelas terras , o que fez com que esse problema deixava de ser apenas comercial para se tornar também um problema com fatores políticos.
Após um tempo as outras nações europeias também se interessaram pelasnovas terras, pela miragem do ouro e de outras riquezas ali existentes, o que deixou Portugal e Espanha preocupados, com isso a coroa portuguesa até subornava membros das outras cortes europeias para desviarem os olhares e diminuírem o interesse pelas terras ( o que não adiantou muito). A Espanha montou um sistema de defesa para que os metais preciosos da sua colônia não fossem roubados porvizinhos europeus, porém não conseguiam ter controle total o que facilitou algumas pequenas invasões.
Para sustentar a sua presença naquelas terras, Portugal buscou formas de aumentar a exploração econômica como a plantação de cana de açúcar, a exploração mineira, a pecuária e mais adiante a plantação de café.
A plantação de cana de açúcar foi iniciada e no nordeste do Brasil, holandeses ocuparam asterras trazendo técnicas e equipamentos para tal exploração, porém Portugal com medo de perder parte da sua colônia proíbe os holandeses de produzirem ali. Tal proibição fez com que a Holanda entrasse em acordo com a Inglaterra e desenvolveria essa técnica de produção do açúcar nas Antilhas, isso gerou uma queda na economia açucareira brasileira que além de não ser tão eficiente, não possuíamaquinaria avançada, nem capital para investimento, além de falta de mão-de-obra escrava.
Com a queda da exportação do açúcar, intensificaram as expedições para o interior do país em busca de outros produtos tropicais, isso ocorreu principalmente no norte, porém a grande concorrência dos produtos na atual América Central, fez com que buscassem outras formas para Portugal tentar se manter estáveleconomicamente e continuar mantendo o Brasil como sua colônia. Então alguns proprietários de terras (principalmente antigos donos de engenhos alguns até incentivados pelo governo) iniciou o investimento na pecuária o que não fez muita diferença até o inicio da exploração mineira onde houve a ocupação principalmente de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, em consequência esses pecuarista para obterem maislucros, foram cada vez mais se afastando do litoral e ocupando principalmente o Sul, Sudeste e Centro Oeste do país.
Quando houve o declínio da exploração mineira e novamente queda da economia do Brasil, a solução foi começar a exportação do café o que manteve Portugal por mais algum tempo até a independência.
Durante o período em que o café ainda se estabelecia, houve o Ciclo da Borracha nabacia amazônica, o que fez disparar a ocupação territorial da região norte colonizando a mesma, e montado os grandes centros de comércio da região, que até hoje são as maiores cidades de seus estados e de toda a região norte.

O Papel da Escravidão na Economia Colonial (Celso Furtado)
Com o crescimento da produção açucareira, era necessário trazer mão-de-obra para o Brasil, porém não seriaeconômico e nem atrairia europeus suficientes para tal serviço, mas uma circunstancia veio facilitar o problema, como os portugueses possuíam conhecimento do mercado africano de escravos e já haviam feito varias operações de captura, já tinham experiência suficiente para capturar essa mão-de-obra barata e transferi-la para a nova colônia, o que foi economicamente viável para Portugal.
Nas colôniasdo norte da América, a mão-de-obra escrava não foi tão intensa porque era uma colônia de pequenos proprietários de terras que não possuíam capital suficiente e muito menos terras suficientes para grandes plantações, além de que era mais vantajoso as imigrações europeias tanto para o proprietário quanto para o imigrante que viveria por um período de servidão até pagar sua dívida pela imigração, o...
tracking img