Ocorrência de estrógenos nos Mangues de Guaratuba

2006 palavras 9 páginas
1.1.3. Área de Guaratuba - Paraná
A região norte da Baía de Guaratuba, um sistema estuarino (Sistema Estuarino é aquele composto por um estuário e todas as trocas que envolvem as fontes de entrada e saída deste sistema. E estuário, é um ecossistema composto pela fauna, flora e componentes não vivos presentes nas proximidades de um meio hídrico intermediário entre os ambientes marítimo e fluvial) localizado no sul do Brasil, tem uma área de manguezal de, aproximadamente, 50 km², onde 60 espécies de peixes foram registrados entre 1993 e 1997. Sabe-se que alguns deles usam esta região durante a sua maturação ou fases de desova. No entanto, a atividade reprodutora pela ictiocenose como uma unidade e o papel biológico do mangue na área, não foi quantificado. Como visto em outras áreas, Guaratuba também sofreu o crescimento da população residencial, no entanto, em proporções inferiores.

2. Materiais e métodos
As amostras de sedimento foram coletadas entre os meses de Agosto e Outubro de 2010. Todas as amostras foram coletadas diretamente com uma espátula. A coleta foi realizada inferindo a 10 centímetros abaixo da superfície do sedimento, durante a maré baixa. As amostras foram mantidas a 4ºC, até à chegada ao laboratório, onde eles foram armazenados à 15º C até análise posterior. Os reagentes utilizados foram adquiridos da Sigma-Aldrich. Para curvas de calibração de soluções-padrão foram utilizados (estrona, 17 - a-estradiol e 17-b-etinilestradiol dissolvido em diclorometano) adquirido de Sigma-Aldrich. Todos os solventes eram de grau HPLC adquirido de Baker.

2.1. Determinação da distribuição granulométrica
A análise granulométrica (processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise) foi realizada utilizando uma técnica integrada para o rastreio e técnica de difração a laser. As amostras foram separadas em porções e, em

Relacionados