Ocorrência de lasioderma serricorne (fabricius, 1792) (coleoptera; anobiidae) e sitophilus oryzae (l.) (coleoptera; curculionidae) em farinha de trigo e farinha da terra, comercializadas em supermercados do recife-pe.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ocorrência de Lasioderma serricorne (Fabricius, 1792) (Coleoptera; Anobiidae) e Sitophilus oryzae (L.) (Coleoptera; Curculionidae) em Farinha de Trigo e Farinha da Terra, comercializadas emSupermercados do Recife-PE.

Marcelo Cordeiro Cruz Sampaio Cursino¹; Mariana Pessoa da Silva1; Geovana Orlando de Medeiros¹; Nerise França de Oliveira¹; Fernandes Reis de Almeida Filho¹; Pablo de MeloFreitas¹; Arlene Bezerra Rodrigues dos Santos1;

Introdução
No Brasil, em função das condições precárias de armazenamento no meio rural e de condições climáticas favoráveis ao crescimento dapopulação de pragas, as perdas podem variar de 0,2 até 30% da produção total de grãos (Almeida, 1989).
Os insetos predadores de grãos e seus subprodutos são os maiores causadores de perdas físicas emarmazéns, além de serem responsáveis pela perda na qualidade e quantidade no momento que são destinados a comercialização (Lorini, 2002).
A ordem Coleoptera apresenta o maior número de espéciesdentro do reino animal, com aproximadamente 370.000 espécies descritas. Mais de 500 espécies têm sido registradas associadas com produtos armazenados, de origem animal e vegetal, em várias partes domundo (Halstead, 1986; Mound, 1989; Haines, 1991).
Lasioderma serricorne (Fabricius), conhecido como o “besouro do fumo”, é um inseto de ocorrência nas regiões tropicais e subtropicais.Considerado uma praga primária externa, desenvolve-se em produtos armazenados deterioráveis e perecíveis, entre os quais se destacam os frutos secos, grãos, farelos, farinhas e rações (Howe, 1957).
Osinsetos do gênero Sitophilus estão entre as pragas mais destrutivas no armazenamento. Sendo pragas primárias, são capazes de infestar todos os tipos de grãos de cereais, mas têm preferência pormilho, arroz e trigo (Christensen, 1982).
Neste sentido este trabalho teve como objetivo estudar a ocorrência e a taxonomia dos besouros em farinha da terra e farinha de trigo comercializadas em...
tracking img