Oclocracia e Triania das Massas

638 palavras 3 páginas
O que fazer quando uma democracia oprime as minorias? Aristóteles e Tocqueville criaram respostas.

O grego cunhou o termo Oclocracia (do grego clássico ὀχλοκρατία, composto de ὄχλος «multidão, massa» e -κρατία «governo») que seria o lado tirano da democracia.

Aristóteles falava de um ciclo que começava com um rei prodigioso, benevolente, isso seria a MONARQUIA. Todavia, seus sucessores, sejam herdeiros ou eleitos, tenderiam a degenerar até o ponto em que se instalasse uma TIRANIA. Então, uma parcela da população se levantaria, os nobres, de bom pensamento e coração, e tomaria o poder; estes seriam a ARISTOCRACIA. Só que com o passar do tempo, esta também degeneraria até o ponto em que esse pequeno grupo que controlasse o poder fizesse tudo por si, então teríamos uma OLIGARQUIA. Só aí o povo como um todo destituiria estes e formaria uma DEMOCRACIA - na visão do Aristóteles, o pior entre as formas boas de governo, mas melhor que as formas ruins de governo - onde poderia viver livremente. Mas esta também acabaria quando as maiores arrancassem a liberdade dos minorias, como escrito no texto, então surgiria a OCLOCRACIA

A oclocracia não é, rigorosamente, uma forma de governo, mas uma situação crítica em que vivem instituições, ao sabor da irracionalidade das multidões. O termo indica o jugo imposto pelas multidões ao poder legítimo e à lei, fazendo valer seus intentos acima de quaisquer determinações de Direito Positivo.

A oclocracia também pode ser definida como o abuso que se instala num governo democrático quando a multidão se torna senhora dos negócios públicos.

Segundo a visão clássica aristotélica, é, como a tirania e a oligarquia, um dos três tipos específicos de degeneração das formas puras de governo (monarquia e aristocracia, respectivamente)- da politeia.

Uma visão mais contemporânea sobre o mesmo assunto é a de Tocqueville.

Em Democracia na América ele cunha o termo "Tirania da Maioria".

Tirania da maioria, Tirania das massas ou

Relacionados