OCarandiru Final

697 palavras 3 páginas
O Carandiru

A origem da palavra Carandiru perdeu-se no tempo, sendo-lhe atribuido, entre outros o significado etimológico de “prisão indígena, similar a senzala dos negros”. O nome Santana é uma contração de Santa’Ana referente a influência católico-cristã presente no nascimento da região. Se pensarmos nos nomes e suas origens já podemos ter a base da cultura e da história do nosso país, onde fica evidente uma mistura de etnias, culturas e religião.
A origem do bairro está ligada aos núcleos de catequese instalados pelos jesuítas na fazenda de Santana, doação feita a eles em 1673.
Entre o final do século XVII e o começo do século XVIII foram construídos um grande aterro na várzea inundável do rio Tietê, iniciando-se nas proximidades do Convento da Luz e terminando no bairro de Santana, e uma ponte que facilitava o acesso dos moradores da região ao centro. O bairro, que era rural e possuía poucos moradores, teve um crescimento lento até o final do século XIX.
Em 1893 foi criado o Tramway da Cantareira - o trenzinho, imortalizado como "Trem das Onze" por Adoniran Barbosa - que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de Santana. O Cantareira, como também era conhecido à época, inicialmente não transportava passageiros, pois foi criado para facilitar o contato com o reservatório de água da Serra da Cantareira; porém, alguns moradores passaram a pegar carona, e isto fez com que, após algum tempo, o trem se tornasse o primeiro transporte público de Santana. O trenzinho, que operou até julho de 1964, inspirou a construção do Metrô na região.
Na década de 70, houve uma invasão nos terrenos baldios da Avenida Zaki Narchi, onde formou-se uma favela, que sofreu com os incendios em nove anos de ocupação irregular, em 2005, todas as moradias irregulares foram removidas e dessa forma surgiu um conjunto habitacional, o primeiro singapura de São Paulo, que faz divisa com o bairro de Vila Guilherme.
Conhecido nacionalmente por ter abrigado a Casa de Detenção de

Relacionados