Obtenção do trioxalatocromato(III) de potássio tri-hidratado e cis-diaquodioxalatocromato(III) de potássio di-hidratado

2649 palavras 11 páginas
Obtenção do trioxalatocromato(III) de potássio tri-hidratado e cis-diaquodioxalatocromato(III) de potássio di-hidratado

1. Introdução
O metal cromo é branco, duro, brilhante e tem ponto de fusão 1903 ± 10 oC. É extremamente resistente aos agentes corrosivos normais e a temperaturas baixas. O metal se dissolve fácil e prontamente em ácidos minerais oxidantes e não é oxidado pelo ar mesmo em presença de umidade.
O cromo, sendo um metal de transição que possui subnível d, no estado fundamental sua configuração eletrônica é d5s1, é capaz de formar compostos coloridos, inclusive complexos. Os estados de oxidação variam de –2 a +6, mas apenas o +3 e o +6 são os mais estáveis no ambiente.
O metal é principalmente usado na fabricação de aços especiais e na produção de camadas protetoras por eletrodeposição sobre peças metálicas. É o vigésimo primeiro elemento mais abundante na crosta terrestre, em peso. Na natureza se pode observar a adsorção de Cr(III) por minerais do solo.
O íon Cr3+ é utilizado para pigmentação de vidros, pois dá a cor verde para seus compostos. A esmeralda, pedra preciosa de cor verde, apresenta esta cor devido à presença de impurezas de Cr3+ em sua composição cristalina.
O diagrama de Tanabe Sugano, usado neste experimento, é utilizado para prever as análises de espectroscopia dos compostos de coordenação. Os resultados obtidos desse diagrama podem ser comparados com os dados espectroscópicos experimentais. O diagrama também pode prever a dimensão das bandas de metais de alto ou baixo spin.
No diagrama de Tanabe-Sugano, o estado mais estável é utilizado como referência constante. A energia do estado mais estável é, supostamente, zero para todas as forças do campo, e as energias de todos os outros termos são calculados a partir do estado mais estável.
O eixo x do diagrama de Tanabe-Sugano é expresso pelo parâmetro Δo, dividido pelo parâmetro de Racah, B. O eixo y corresponde, em termos de energia, E, também escalado por B. Cada linha

Relacionados

  • Relat rio 3 S ntese do cis e trioxalato de pot ssio
    2739 palavras | 11 páginas
  • Roteiros sobre cromo
    730 palavras | 3 páginas
  • Química
    17687 palavras | 71 páginas