Obtencao do gas oxigenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Obtenção e propriedades do gás Oxigênio

Participantes:

O elemento químico O2 (Oxigênio) vem sendo estudado pelos cientistas, mas somente foi obtido na forma de O2 por Scheele em 1772 e porPriestley em 1774 mas apenas Priestley publicou seus resultados sobre o gás.

Contudo, foi o químico Lavoisier em 1775 que realmente obteve as propriedades e as características, batizando-a desubstancia. Foi descoberto que o oxigênio era encontrado no ar e na água sendo fundamental na combustão de certas matérias.

O símbolo do oxigênio é O, com numero de atômico 8 (8 prótons e 8 elétrons) commassa atômica 16.

O Oxigênio na sua forma molecular O2 é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado liquido e solido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel emágua.

O Oxigênio tem como seu principal produtor natural as plantas que produzem Oxigênio através de suas trocas gasosas.

Quando produzido em laboratório os métodos de produção exigem descobrir anecessidade de pureza e quantidade, neste sentido há vários métodos de se obter o gás Oxigênio.

Um dos principais métodos de obtenção do Oxigênio é através da destilação fracionada de ar liquefeito.Uma vez que o N2 é mais volátil que o O2 pode fazer-se uma destilação, obtendo-se uma mistura enriquecida em O2 na fase liquida.

Outro método que permite obter diretamente Oxigênio gasoso funcionautilizando Zeólitos como absorventes. Uma corrente de ar seco passa por um leito de Zeólitos que capturam o N2 do ar. O absorvente tem de ser utilizado em vários ciclos, uma vez que acaba por ficarsaturado em Azoto. Para a sua regeneração os Zeólitos são depois sujeitos a baixas pressões liberando assim o N2.

Para obter Oxigênio com um elevado grau de pureza é possível utilizar uma membranade Oxido de Zircônio pela qual o O2 se difunde preferencialmente.

Outra opção para obter Oxigênio quase puro é a decomposição térmica de KMnO4 , em vácuo seguindo a reação.

Referencias...
tracking img