Obtencao de cloro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 3
Objectivos 5
Material e reagentes necessarios 5
Identificação dos iões Halogenetos a partir de reacções de precipitação. 7
Procedimentos 7
Esquema em anexo 7
Observações 8
Identificação dos iões Halogenetos a partir de reacções de complexação. 8
Procedimentos 8
Observações 8
Identificação dos iões Halogenetos a partir de reacções Redox 9
Procedimentos 9Observações 10
2.3.5. Conclusões 10
Bibliografia 11

Introdução

Os elementos do IIV A da tabela periódica recebem o nome de halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir, flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I), ástato (As).
Os mais importantes pelas suas aplicações no cotidiano são o cloro, o bromo, e o iodo. Esse nome halogênios significa formador de sais.
Todos eles possuem 7electrões na camada de Valência ( camada eletrônica mais externa do núcleo). Genericamente ns2 np5. Em razão disso eles tem a tendência de receber um electrão e formar iões monovalentes negativos, reagindo principalmente com metais alcalinos que tem a tendência de doar um electrão. Deste modo eles originam compostos com formulas do tipo MX,
Ao ganharem esse electrão, os halogênios ficamestáveis, pois sua camada de valência fica completa (com oito electrões) e suas características mudam totalmente. Por exemplo, o gás cloro (Cl2) é uma gás amarelo-esverdeado, denso, altamente tóxico e reactivo, pouco solúvel em água e que reage explosivamente com o hidrogênio. Porem quando o cloro recebe um electrão de sódio (Na), eles se tornam iões, formando cloreto de sódio (NaCl), ou sal de cozinha,que ingerimos diariamente e que é necessário para a sustentação de nossas vidas. O cloro, especialmente, torna-se o iaô cloreto (Cl¯) que é necessário em nosso organismo para a formação do acido clorídrico (HCl) principal componente do suco gástrico.
O Flúor é usado no tratamento de água potável e em produtos de higiene bucal, mas na verdade não é o flúor em si que é usado, mas sim fluoretos .
Comrespeito ao iodo, uma aplicação importante é a sua adição (na forma de iodetos ou iodatos de sódio e de potássio), obrigada por lei, ao sal de cozinha. Isso ocorre porque a falta de iodo no organismo pode provocar uma doença denominada bócio, conhecida popularmente como papo.
O bromo é um liquido vermelho, a temperatura ambiente, denso e instável e, por ser volátil, pode evaporar formando um vaporavermelhado. Ele não é encontrado na natureza na forma usada e nem e usado na indústria dessa maneira. As principais aplicações dos seus compostos são como catalisadores de reações orgânicas, misturados a combustíveis, em revelações fotográficas, entre outros.
Já o ástato é um elemento radioactivo. Sua origem normalmente se da como resultado do decaimento radioactivo de isótopos de urânio e tório.Ele forma pelo menos 20 isótopos e é um elemento muito raro.
O cloro é o mais abundante dos halogênios e é usado na produção de compostos orgânicos, inorgânicos na fabricação de papel (visando o branqueamento de celulose) e no tratamento de água esgotos. Neste trabalho laboratorial cingimo-nos na obtenção do Cloro e verficação das suas propriedades, sendo necessário evitar respira-lo. Convém porisso prepara-lo no nicho do laboratório para evitar que o excesso do , gás se espalhe pelo ambiente do laboratório

Objectivos
* Construir um aparelho para a obtenção de gases, tendo em conta a sua Toxicidade;
* Obter o Cloro a partir dos materiais convencionais e não convencionais;
* Reconhecer algumas propriedades do Cloro;

Material e reagentes necessarios
Reagentes | Aparelhagem |Ácido Clorídrico 2M...................................5mlPermanganato de Potássio...........................1g ou 1 espátula.Cloreto de Sódio..........................................1gCarvão activado........metade do tubo de ensaio.Sais solúveis contendo iões Cl-, Br- e I-.Água de Cloro produzida na esperiência-2mlSolução de Amoniaco...........................1-2mlSolução de Tiossulfato de...
tracking img