Obtenção e fabricação do cobre

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
Cobre

O cobre é um dos poucos metais que ocorrem na natureza em estado puro. Na antiguidade era considerado precioso, embora de menor valor que o ouro e a prata. A simplicidade de seu tratamento metalúrgico permitiu uma produção elevada já antes do quarto milênio anterior à era cristã. Desde então, sofreu progressivas desvalorizações, até que a telefonia e a eletricidade restabelecessem seuconsumo, no início do século XX.

Propriedades físicas e químicas

O cobre é um elemento químico metálico, vermelho-alaranjado, de símbolo Cu (do latim cuprum), tem densidade 8,9 e funde-se a 1.084º C. Possui dois isótopos estáveis, de massa 63 e 65, e nove radioativos, de massa, 58, 59, 60, 61, 62, 64, 66, 67 e 68. Cristaliza no sistema cúbico e não possui formas alotrópicas.

Apresenta-se emcompostos estáveis de valência 1 (cuprosos) e 2 (cúpricos). Não é atacado pelo ar seco, mas em ar úmido que contenha dióxido de carbono forma-se uma camada protetora esverdeada de carbonato básico (azinhavre). Dissolve-se bem no ácido nítrico, mas não é atacado a frio pelos ácidos clorídrico e sulfúrico; a quente, produz com esses ácidos, respectivamente: cloreto cuproso e sulfato de cobre. Ocobre forma dois óxidos: óxido cuproso (Cu2O), e óxido cúprico (CuO).

Ao ar, recobre-se de uma camada de carbonato básico, o azinhavre. Como esse corpo é tóxico, os utensílios de cobre usados na cozinha devem ser estanhados ou mantidos limpos. O cobre é facilmente atacado pelo ácido nítrico.

À exceção da prata, é o metal que melhor conduz eletricidade. Destaca-se também por sua elevadacondutividade térmica, o que faz com que, devido a sua resistência à deformação e à ruptura, ele seja matéria-prima preferencial para a fabricação de cabos, fios e lâminas. É também maleável e dúctil, pois pode ser estirado sem quebrar. Por meio de tratamentos metálicos, como a laminação e o chapeamento, pode-se aumentar sua dureza.

Entre os compostos cuprosos, nos quais o cobre é univalente, citem-seo óxido Cu2O, vermelho, que serve para colorir vidros, e cloreto CuCℓ, cuja solução no amoníaco é reativo do acetileno. Entre os compostos cúpricos, mais importantes, nos quais o metal é divalente, citem-se o óxido CuO, negro, que serve para colorir vidros de verde, e o sulfato CuSO4, azul, empregado na eletrometalurgia, em galvanoplastia, em pintura e em agricultura (caldas bordalesas, para avinha).

Obtenção

Descoberto no período neolítico, por volta de 8000 a.C., o cobre tem cerca de noventa por cento das reservas mundiais localizadas em quatro regiões: (1) vertente ocidental dos Andes (Chile e Peru); (2) montanhas rochosas e área dos grandes lagos, nos Estados Unidos; (3) planalto central africano (Zaire e Zâmbia); (4) escudo pré-cambriano do centro da América do Norte (Canadá eestado do Michigan, Estados Unidos). Entre as minas destacam-se as de sulfetos (pirita e calcopirita), de óxidos (cuprita e melaconita) e de carbonatos (malaquita).

Os minérios de cobre aparecem misturados com diversos tipos de materiais rochosos sem valor comercial, a ganga, da qual devem ser separados. Para isso, são submetidos inicialmente a um processo de moagem e pulverização. Em seguida,de acordo com o tipo de minério, aplicam-se diferentes processos de contração do material.

Embora existente em numerosos minérios oxidados ou sulfurados, é a partir da calcopirita CuFeS2 que o cobre é extraído. Operações de refinação, seja térmica, seja eletrolítica, permitem atingir uma pureza corrente superior a 99%. O cobre é utilizado na produção de 80% em estado puro ou fracamente ligado(menos de 1% de elementos) – em virtude de sua elevada condutibilidade elétrica e térmica, de sua boa resistência a certas corrosões e de sua facibilidade de moldagem e junção – na construção elétrica (motores, material), no transporte de eletricidade (cabos, barras, condutores), na construção (canalizações), na fabricação de automóveis e de eletrodomésticos.

No caso mais comum, que é dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • obtenção do cobre
  • obtencao do ferro e do cobre
  • Obtenção de cobre e ferro
  • Prcesso de obtenção do cobre
  • Processos De Obtenção Do Ferro E Do Cobre
  • O processo de obtenção do Ferro e do Cobre
  • Obtenção do cobre e determinação da sua massa atômica
  • Obtenção do cobre e determinação de sua massa atômica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!