Obtenção de p-nitroalin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Obtenção da p-nitroanilina




















1- Introdução

O objetivo deste relatório é mostrar o processo de síntese da p-nitroanilina a partir da hidrólise dap-nitroacetanilida. Essa reação de hidrólise é catalisada por ácido sulfúrico e é uma reação de desproteção do grupo funcional, ao contrário da reação feita na obtenção da acetanilida, que era uma reação deproteção do grupo funcional.

2- Materiais e Métodos

Reagentes utilizados:
p-nitroacetanilida

Ácido sulfúrico

Água

Hidróxido de sódio




Materiais:

BecherBalão de 100 mL

Vidro de relógio

Papel filtro

Funil de Buchner

Kitassato

Espátula

Banho de gelo e sal

Bastão de vidroPérolas de vidro

Bico de Bunsen





Método:



Em um balão de 100 ml acrescentamos, com o auxílio de uma espátula, 3,75g de para-nitroacetanilida. Em seguida, adicionamos uma solução aquosade ácido sulfúrico e pérolas de vidro para controlar a ebulição. Deixamos a mistura reacional numa aparelhagem de refluxo durante 20 min. Passados os 20 minutos, vertemos a mistura reacional aindaquente sobre 125 mL de água fria contida em um becher. Colocamos então, o becher no banho de gelo e adicionamos 70 mL de solução aquosa de hidróxido de sódio 20% com agitação. Em seguida filtramos em umfunil de Buchner. O produto obtido foi colocado em papel de filtro sobre um vidro de relógio.





3- Resultados e Discussão



A obtenção da p-nitroanilina ocorre através da reação dehidrólise da p-nitroacetanilida. Esta hidrólise é catalisada por uma solução aquosa de ácido sulfúrico e é feita com o auxílio de um condensador de refluxo. A mistura reacional é mantida sob refluxo por 20minutos e terminado o refluxo, tem-se no balão um sal (gerado a partir da reação da p-nitroacetanilida com o ácido sulfúrico) muito solúvel em água. Por isso, terminada a reação de hidrólise...
tracking img