Obtenção de energia nos seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A obtenção de Energia dos Seres Vivos.

Todas nossas atividades requerem energia que provem dos alimentos (a nutrição - consistindo na obtenção de matéria e energia para manutenção da vida).
Se o ser vivo possuir clorofila, pigmento capaz de captar a energia luminosa armazenará essa energia nas moléculas orgânicas que produz graças à fotossíntese. Se o ser for aclorofilado, precisará receberalimento para conseguir energia.

Tipos básicos de nutrição:

1. Alimentar-se de compostos orgânicos já existentes no meio (seres heterótrofos) – Aclorofilados – CONSUMIDORES.

2. Sintetizar tais compostos orgânicos (seres autótrofos) – Clorofilados - PRODUTORES.

Como a Célula obtém Energia

Fotossíntese :
A maioria dos seres autótrofos realiza a fotossíntese para a produção de seualimento orgânico.Ela consiste num conjunto de reações químicas através das quais o CO2,a água e a energia luminosa são transformados em glicose (C6 H12O6) e oxigênio,realizado no interior dos cloroplastos.A folha apresenta-se como órgão achatado, dotado de grande superfície, o que lhe permite um melhor aproveitamento da luz. Além disso, no interior da folha, existem os parênquimas clorofilados,cujas células são dotadas de cloroplastos. Os cloroplastos são corpúsculos microscópicos ricos em clorofila. As clorofilas são pigmentos que apresentam coloração verde e são responsáveis pela absorção de luz, utilizada na fotossíntese.

Respiração Celular Aeróbica:
É o processo de degradação da glicose (embora qualquer molécula rica em energia possa ser degradada,a substância mais utilizada pelascélulas é a glicose),visando á liberação da energia nela contida,o que resulta na formação de água e gás carbônico.
A respiração pode ser dividida em duas fases:Anaeróbia e aeróbia.A fase anaeróbia se processa na hialoplasma e não depende de oxigênio;a aeróbia depende de oxigênio e ocorre no interior das mitocôndrias.
As principais etapas da degradação das moléculas de glicose são:Glicólise: etapa na qual a glicose sofre sucessiva reação,degradando-se em duas moléculas de ácido pirúvico,com a formação de 2 NADH2 e a 2 ATP (semelhante ao que ocorre na fermentação).
Ciclo de Krebs:o ácido pirúvico formado na glicose penetra na mitocôndria,perde CO2 e se transforma em acetil-coenzima A. Esta serve de matéria-prima para um ciclo de várias reações (Ciclo Krebs),durante as quaisocorrem descarbonizações (saída de CO2) e desidrogenações (saída de oxigênio),formando NADH2,liberando ainda 2 ATP por molécula de ácido pirúvico.
Fermentação
A fermentação é realizada por células em condições de falta ou ausência total de oxigênio(algumas bactérias,leveduras e vermes intestinais).Nesse processo obtém-se uma menor quantidade de energia,ou seja,a glicose não é totalmente degradada.Noentanto,resulta em substância mais simples,como o ácido lático(fermentação lática),o álcool etílico(fermentação alcoólica)e o ácido acético(fermentação acética).
Os seres vivos
Um ser vivo apresenta um conjunto de característica que o diferencia de um ser não-não vivo.
.composição química específica;
.organização celular:todos os seres vivos são formados dor células;
.reprodução:capacidadede reproduzir outros seres vivos semelhantes a si mesmo;
.mutação:alteração de uma ou mais característica,determinadas pelos genes e que podem ser transmitidas aos seus descendentes;
.metabolismo:capacidade de produzir,utilizar ou degradar substâncias.

Além da característica de que os seres vivos são formados de células, existem outros aspectos que devem ser considerados, uma vez que severificam somente entre eles. Os seres vivos, por exemplo, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e são capazes de se reproduzir.
Os seres vivos necessitam de alimento.
Uma pedra não precisa de nutrientes para se manter, ao contrário do que ocorre entre os seres vivos. É por meio dos alimentos que os seres vivos adquirem a matéria-prima para o crescimento, a renovação de células e a...
tracking img