4

OBTENÇÃO DE ENERGIA
Para se manter saudável, você precisa de três fatores na dieta: 1) substratos energéticos, 2) matéria prima para elaborar novos compostos, por exemplo membranascelulares, DNA ou proteínas (aliás, o tipo de composto orgânico mais comum no seu corpo) e 3) nutrientes, como minerais e vitaminas que, mesmo em quantidades muito pequenas, são essenciais por interferir emprocessos vitais. O que é a digestão? Onde ela acontece?

Na verdade, digestão é a quebra dos alimentos até a formação de substâncias assimiláveis pelo corpo. Esse processo acontece ao longo do tratodigestório, com a participação de alguns outros órgãos. O corpo tem só duas maneiras de quebrar os alimentos: mecânica e quimicamente. A quebra mecânica sozinha é incapaz de produzir partículassuficientemente pequenas para serem assimiladas. Você possivelmente já adivinhou em que consiste a quebra mecânica do alimento e onde ela acontece (você já pensou o que acontece na sua boca quando vocêmastiga?); assim vamos verificar a quebra química.
Existem substâncias chamadas enzimas digestivas, que desfazem os enlaces químicos dos alimentos, transformando partículas grandes em partículaspequenas. Como os tipos de ligações químicas presentes em carboidratos, lipídeos e proteínas são muito diferentes, diferentes enzimas são necessárias para quebrá-las. Assim sendo, existem proteases, enzimasespecializadas na quebra de proteínas em partes menores (convertidas em polipeptídios e aminoácidos); carboidrases, que dividem os carboidratos complexos em carboidratos simples; e as lipases, quequebram os lipídeos em partes menores.

Enzimas diferentes requerem ambientes diferentes para trabalhar. A atividade de uma enzima muda com fatores dos locais na qual ela se encontra, como temperatura epH (grau de acidez), e muitas proteases só trabalham bem se o pH é baixo. O seu estômago, por exemplo, é um ambiente muito ácido, particularmente durante a digestão. Este ambiente ácido é essencial... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). Obtenção de Energia no Corpo Humano. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Obten%C3%A7%C3%A3o-De-Energia-No-Corpo-Humano/48363798.html

MLA

"Obtenção de Energia no Corpo Humano" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Obten%C3%A7%C3%A3o-De-Energia-No-Corpo-Humano/48363798.html>.

MLA 7

"Obtenção de Energia no Corpo Humano." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Obten%C3%A7%C3%A3o-De-Energia-No-Corpo-Humano/48363798.html>.

CHICAGO

"Obtenção de Energia no Corpo Humano." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Obten%C3%A7%C3%A3o-De-Energia-No-Corpo-Humano/48363798.html.