Obstrucao das vias aereas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Andréia Augusto da Costa Silva
Isabela Costa
Natale Emanuelle Melcher
Rosemary Alves Ramos dos Santos








OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS
ENGASGAMENTO POR CORPOS ESTRANHOS












FAM – FACULDADE DE AMERICANA 2013
OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS E MANOBRAS DE DESOBSTRUÇÃO

A obstrução das vias aéreas é definida como a dificuldade da passagem do ar para os pulmõesdevido a algum obstáculo em qualquer região das vias aéreas.
A causa mais frequente de obstrução das vias aéreas na vítima inconsciente ou com alteração do nível de consciência é a queda da própria língua. Isso ocorre devido ao relaxamento das estruturas musculares que sustentam a língua, resultando em sua queda em direção à faringe, impedindo a passagem de ar.
As vias aéreas, também, podem serobstruídas por corpos estranhos, que podem impedir a passagem de ar. Esta situação é definida, popularmente, como engasgamento e as causas mais comuns são: próteses dentárias mal posicionadas; ingestão de alimentos sólidos que não foram devidamente mastigados; vômito seguido de aspiração para as vias aéreas e sangramento intenso na cavidade oral.
Além disso, situações como o choque anafilático,queimaduras que envolvem a região da cabeça ou inalação de produtos químicos irritantes à mucosa das vias aéreas podem causar edema e estreitamento com conseqüente dificuldade à passagem do ar.
Os principais sinais e sintomas que podem ser apresentados por uma vítima com obstrução das vias aéreas incluem:
Ruídos respiratórios anormais (roncos, chiados); Dificuldade para respirar;Dificuldade ou incapacidade de falar (de emitir som/ voz);
Cianose de extremidades;
Agitação ou inconsciência;
Nas crianças e bebês, tosse e choro anormais (fracos ou ausentes).
Os corpos estranhos podem provocar obstruções leve (parcial) ou grave (total) das vias aéreas.
Na obstrução leve: as vias aéreas encontram-se parcialmente obstruídas, ou seja, o ar passa, porém, com dificuldade (avítima ainda tosse, respira e consegue emitir sons).
Nesse caso, o melhor método para a desobstrução é a tosse, pois quase sempre aparece como um mecanismo reflexo, devendo ser estimulada nas vítimas conscientes. Manobras como bater nas costas são contra-indicadas, porque podem favorecer o deslocamento e alojamento do corpo estranho em algum ponto mais baixo ao longo das vias aéreas, transformandouma obstrução parcial em total.
Na obstrução grave: as vias aéreas encontram-se totalmente obstruídas. Quando a tosse torna-se ineficaz e a vítima sinaliza que está asfixiada que indica a aplicação da manobra de Heimlich. Esta manobra consiste na compressão abdominal, aumentando a pressão intraabdominal e, conseqüentemente, a pressão intratorácica. Por meio dessa manobra, empurra-se o músculodiafragma para cima, fazendo com que o ar contido nos pulmões seja expelido sob pressão, auxiliando, assim, na expulsão do corpo estranho.
Uma manifestação típica da obstrução grave é o sinal universal de engasgamento, por não conseguir falar, a vítima coloca as mãos na face anterior do pescoço sinalizando que não consegue respirar e costuma apresentar uma expressão facial de pânico.

MANOBRA DEHEIMLICH
O que é a Manobra de Heimlich?
É uma técnica de emergência que consiste na realização de uma séries de compressões a nível superior do abdômen, mais precisamente abaixo do esterno.
Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.
Quando é usada?
Esta manobra éusada em caso de asfixia ou sufocação, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.
Como efetuar a Manobra de Heimlich em Adultos:
- Coloque-se atrás da vítima com um pé ao lado e outro ligeiramente atrás da mesma com os braços a envolver o abdômen da vítima;
- Coloque a sua mão fechada, abaixo do esterno e ligeiramente...
tracking img