Observação e registro de comportamento infantilI

317 palavras 2 páginas
Observação e registro de comportamento infantilINTRODUÇÃO
Na infância, do nascimento aos 2 / 4 anos de vida, a criança está desenvolvendo sua vida anímica, o corpo físico, os movimentos corporais, a coordenação motora, o princípio de sua vida de relações, o pensar, a força imaginativa e criativa, tudo isso através do brincar. O brincar é a forma da criança se expressar, imitando tudo ao seu redor e trazendo a sua linguagem imaginativa da fantasia.
As influências do meio, tanto as do ambiente interno (aspectos biológicos e psicológicos) como as externas (ambiente social), começam atuar mesmo antes do nascimento e continuam durante toda a vida do ser humano:
Crescimento – trata-se do aspecto quantitativo das proporções do organismo, das mudanças nas dimensões corpóreas, como peso, altura, perímetro cefálico, etc.
Desenvolvimento – trata-se das mudanças qualitativas, como aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, com mais habilidades e cada vez mais complexa.
Maturação – é como ocorre a mudança e o crescimento na área física e psicológica do organismo infantil. Junto a essas mudanças, existem fatores transmitidos por hereditariedade, que constituem parte do desenvolvimento da criança. Existem as características e tendências que a criança traz ao nascer, seja física ou psicológica.Aprendizagem – é a mudança constante do comportamento e da conduta, que se realiza através do que se experiência e da repetição. Depende de fatores internos e externos, de condições psicológicas e ambientais.DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO
Data: 20/10/214
Hora: manhã
Local: minha casa (sala)
Duração: 10 min
Idade: 3 anos (minha filha)
A criança está sozinha na sala e brinca de casinha no chão. Está usando um pajama e fala às vezes sozinha. Ela faz comida e finje que está gostoso e come. Também passa roupa com seu ferro infantil.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A criança aprende com exemplos práticos e através da imitação dos pais. Não

Relacionados

  • Projeto Pedagogico
    90379 palavras | 362 páginas
  • Deleuze
    60976 palavras | 244 páginas