Observando a escrita na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBSERVANDO A ESCRITA NA ESCOLA

ESCOLA: Creche Municipal Sagrada Família
ENDEREÇO: Loteamento São Geraldo nº. 152
DIRETOR(A): Maria Madalena de Carvalho Rosas
COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A): Aurilene
PROFESSORAS: Gilmara de Oliveira e Miriam
AUXILIARES: Géssica, Renilda e Juliana
TURNO DA VISITA: Vespertino
DURAÇÃO: 2:00h
ALUNOS QUE REALIZARAM ESTA VISITA: Clarice Oliveira,Gilvanda Andrade, Lêda Miranda, Lucas Alves e Vanuza Rosas

ESCRITA NA ESCOLA

1- Existe material escrito nas proximidades da escola? Quais (propaganda, cartazes, pichações, nomes de bares, lojas, etc.)?
As proximidades da creche não oferecem um amplo contato com a escrita, pois o lugar onde está situada apresenta uma maior quantidade de residências, o que diminui a possibilidade de nomes epropagandas que comumente poderiam ser vistos em locais com maior numero de casas comerciais e instituições.

2- Existe alguma orientação escrita nas proximidades para se chegar à escola?
Não existem placas de orientações, nem qualquer outro tipo de orientação para facilitação da chegada na instituição.

3- O nome da escola é legível? Está dentro do campo visual dos alunos?
O nome dainstituição é legível, e pode ser facilmente visto pelos alunos e por qualquer pessoa que se aproxima da creche.

4- A escrita está presente no interior da escola (pátio, muros, corredores)? Com quais objetivos (orientação, avisos, recados, propaganda, lúdicos, publicações, pichações, trabalhos de alunos/professores etc.)?
O interior da creche oferece uma diversidade de textos e escrita, atravésde informações, seja aos professores ou alunos, orientações ilustrativas, avisos e inúmeros cartazes de fácil compreensão para as crianças, com contribuições para o desenvolvimento cognitivo, moral e social.

5- É possível se orientar na escola através da escrita? Existem indicações escritas nos corredores, portas (placas, setas)?
Sim. A escola contém indicações que possibilitam um fácilacesso. Todas as tem indicações, com os nomes referentes a funcionalidade da sala, os corredores, e até mesmo o chão, essas indicações se apresentam de maneira bem indutiva, quanto ao percurso que pode ser feito para a acessibilidade.

6- Quais os tipos de letras utilizadas (manuscrita, imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula, de fôrma)? São legíveis?
Há uma variedade de letras utilizadas.Nas indicações e informativos presentes nos corredores e portas para o acesso as salas era comum ver letras maiúsculas e impressas, já nas salas em materiais produzidos pelas crianças e as professoras, as letras eram cursivas e manuscritas.

7- Os escritos da escola são trocados periodicamente?
Os cartazes e informativos são trocados de acordo as necessidades, enquanto outros são fixos.Alguns cartazes vão surgindo com referência aos projetos pedagógicos trabalhados com os alunos. Dessa forma os cartazes duram o período referente a esses projetos, que trazem o cotidiano e assuntos importantes para a fase daquelas crianças.

8- Os escritos da escola estão colocados em locais de fácil leitura pelos alunos? Estes recorrem à escrita para exercer suas atividades? Que tipos deatividades?
Todos os escritos estão em locais de fácil acesso, com exceção ao mural dos professores, e os alunos recorrem comumente à escrita para as histórias, nos momentos de interação, na leitura, e através das exposições dos vídeos. Há também um contato com a leitura quanto à indicação aos banheiros, informativos quanto à merenda, e atividades de conhecimentos das letras e palavras.

9- Existeescrita no banheiro dos alunos? Quais as mensagens? Quais os erros ortográficos?
Sim, existe escrita nos banheiros e indicações, e não contém erros ortográficos.

10- O corpo docente se comunica através escrita? Em quais situações?
Sim. No momento em que a equipe entrou na sala da Professora Miriam, que tem como auxiliares, Renilda e Juliana, observou-se que as crianças estavam fazendo...
tracking img