Observacoes sobre o amor transferencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Freud inicia o texto afirmando que uma das maiores dificuldades de ser Psicanalista está no manejo da Transferência. O texto discorre sobre a situação na qual o paciente se vê enamorado pelo seuanalista, Freud passa a descrever alguns panoramas que tal situação poderia desdobrar e as implicações disso. Ele fala sobre a necessidade do auto-policiamento que analista deve fazer em relação acontratransferência para que este tenha consciência de que qualquer enamoramento é produto da situação analítica, ou seja, que não tem nada haver com seus encantos do analista.
Freud cita e faz reservas asituações em que os analistas incitam a transferência erótica, sob o argumento de continuidade do tratamento, pois isto cessaria qualquer possibilidade de espontaneidade, além de poder produzirobstáculos difíceis de superar no decorrer do tratamento.
Freud diz que primeiro é preciso fazer uma reflexão. Inicialmente vale pensar que todo e qualquer fenômeno que venha no sentido de impedir acontinuidade do processo analítico se constitui como resistência, no caso da paciente se apaixonar pelo analista e uma das formas de resistência. Quando chega a certo ponto o qual a paciente está perto derecordar e elaborar algum conteúdo reprimido, a resistência faz uso desses afetos, acentuando-os e utilizando-os para arruinar todo trabalho analítico, para que o conteúdo não seja trazido àconsciência. Entendemos que se o analista de forma leviana assumir a posição moralista de encerrar o tratamento, ele cometerá um erro, se ocorrer a interrupção do tratamento por causa do amor, neste casotransferencial, provavelmente o paciente irá se apaixonar pelo próximo analista ou médico que procurar. Os familiares tem uma tendência a querer impedir o tratamento nestas condições. Precisam seresclarecidos de que o apaixonamento é como se fosse um sintoma, e que diz algo sobre como o paciente estabelece suas relações, se o retirar do tratamento, implicara em deixar este amor oculto e a espera...
tracking img