Observa O De C Lulas Da Epiderme Do Bolbo Da Cebola

882 palavras 4 páginas
Observação de células da epiderme do bolbo da cebola

Biologia e Geologia
Ana Encarnado nº3, 10ºCT2
António Gomes nº4, 10ºCT2

Introdução/SuporteTeórico:
O bolbo da cebola trata-se de um caule subterrâneo que apresenta túnicas carnudas e sobrepostas. Cada túnica é uma folha modificada em forma de escama, que acumula substâncias de reserva. Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe uma epiderme, ou seja uma película fina, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. Esta epiderme será o nosso objeto de observação microscópica.
A observação de material microscópico exige a aplicação de diversas técnicas que permitem uma melhor visualização dos seus componentes, uma vez que as células para além das suas reduzidas dimensões não apresentam contraste entre os seus constituintes. Estas técnicas têm como finalidade permitir que o material seja melhor visualizado, alterando o menos possível as suas características originais, e conservando-o por um período de tempo mais longo do que o habitual, uma vez que as células rapidamente se danificam devido á evaporação do meio de montagem, que é acompanhado de um processo progressivo de degradação e autólise.
A coloração é uma técnica importante em microscopia, pois permite evidenciar estruturas celulares pouco percetíveis. Isto torna-se viável visto que determinados constituintes celulares tendem a absorver certos corantes enquanto que outros não têm essa capacidade. Assim sendo, nesta atividade experimental utilizou-se a solução de azul metileno e agua destilada.
As preparações podem ser temporárias ou definitivas, sendo que esta preparação relativa á cebola foi temporária. Designa-se por preparação temporária aquela em que o meio de montagem é um meio líquido onde o material biológico se encontra imerso numa substância que não o altere ou danifique como por exemplo a solução de água destilada. A coloração é uma técnica importante em microscopia, pois permite evidenciar estruturas

Relacionados