“Observação e participação na educação infantil”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ....................................................................................................


REVISÃO BIBLIOGRAFICA................................................................................


PLANOS DE AULA.............................................................................................
Plano de aula1....................................................................................................
Plano de aula 2....................................................................................................
Plano de aula 3....................................................................................................

RELATO DAINTERVENÇÂO...........................................................................


CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................


REFERENCIAS....................................................................................................
























INTRODUÇÃO

Atualmente a preocupação com o interesse das crianças na educação infantil,em relação a leitura vem se tornando um grande problema. Hoje esta cada dia mais difícil incentivar as crianças a importância do ato de ler. Muitos professores estão tendo dificuldades em ensinar as crianças a lerem, por isso é fundamental que o professor da educação infantil, busque desde cedo mostrar o prazer da leitura a elas. E um dos métodos que ainda funciona é o da leitura voltada para acriança como é o caso dos livros de literatura infantil, como os contos de fadas e outros.
O estudo de muitos pedagogos tem mostrado a tendência de se usar a leitura de uma forma mais divertida para atingir de maneira mais fácil as crianças. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar demaneira positiva neste processo. Assim, Bakhtin (1992) expressa sobre a literatura infantil abordando que por ser um instrumento motivador e desafiador, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem , que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade. Sendo assim, usar esse recurso pode ajudar a reparar muito essaquestão de maneira a não deixar o aluno sair da educação infantil antes de dominar a leitura e a escrita, já que uma não pode andar sem a outra.
Além disso,existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Neste sentido, o livro deveria ter a importância de uma televisão dentro do lar. Os pais deveriam ler mais para os filhos e para sipróprios. No entanto, de acordo com a UNESCO (2005) somente 14% da população tem o hábito de ler, portanto, pode-se afirmar que a sociedade brasileira não é leitora. Nesta perspectiva, cabe a escola desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.
O professor deve buscar incutir no seu aluno desde cedo de que a leitura é uma coisa prazerosa , recompensadora, e não deve servista de forma nenhuma, como algo que lhe possa punir, ou mesmo fazer com que se sinta mal em relação a não conseguir. Ler e escrever deve ser colocado para a criança como algo natural como se fosse como se alimentar, vestir, brincar, que faz parte de sua vida. Por isso não é tão fácil como se pensa colocar isso para uma criança, mas se houver um pouco mais de boa vontade quem sabe pode serrevertido essa fase tão critica que nossa escola vive atualmente. . é nesta perspectiva de mudança que pretendo realizar o meu estagio, de forma simples, mas trabalhando o interesse das crianças com livros e revistas, historias e filmes infantis que espero reverter na medida em que se possível transmitir a elas a importância de se aprender a ler e a escrever desde muito cedo, ....
tracking img