Observação e análise escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


UNIVERSIDADE DO PARÁ UNOPAR VIRTUAL












































Introdução


O presente trabalho tem por finalidade apresentar os procedimentos da pesquisa que realizamos na escola do nosso Município de Gurupi onde foi observada a escola Paroquial de Gurupi. Logo quando lemos a proposta do trabalho já tivemos acerteza de qual escola pesquisar pós se trata de um colégio muito bem localizado na cidade que era um colégio comandado pelos padres, e freiras. E ainda contem uma ligação com a Igreja católica ate hoje., Fica enfrenta a praça central da cidade ligados aos departamentos da paróquia Santo Antonio uma escola das mais antigas da cidade recentemente, foi comemorado o aniversário de 50 anos.
AApresentação da escola
O Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão localizado á Avenida: Maranhão 1137; centro, nesta cidade de Gurupi-To entidade de caráter privado registrado sob o C.G.N.011803212/0001-70, em convênio com SEDUQC e FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA DO BRASIL. Mantém o ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e o Ensino Médio Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- EJA IIISegmento, funcionando nos períodos matutino, vespertino e noturno, em regime de estimado, atendendo alunos ambos os sexos.
O ensino fundamental de 1º ao 5º ano foi implantado em 1959, quando a escola recebeu o nome de Escola Santo Antônio em homenagem ao Santo padroeiro da cidade. Já o ensino de 6º ao 9º ano iniciou em 1972, ambos são reconhecidos através de portaria da SEDUC Nº. 6850de dois de julho de 2001. O ensino Médio Modalidade de Educação de jovens e Adultos - EJA III Segmento teve início em 2003 e autorizado pela Resolução nº. 102 de 28 de maio de 2004.
No ano de 1960 nome da escola alterado para Escola Reunida Paroquial Bernardo Sayão , em homenagem ao engenheiro responsável pela construção da rodovia Belém, Brasília e colaborador da escola.
Seuprimeiro diretor foi PE. Geraldo Torres que administrou de 1959 a 1960. O segundo diretor foi PE. Juraci Cavalcante Barbosa no período de 1961 a 1962. NO Biênio de 1963 a 1964 foi diretor a Professora Maria do Socorro Villaça em 1968 e foi até 1966 quando foi substituída pelo PE. Ry Virgulino que ficou no cargo até 1968. Assumiu a direção em 1968 e foi 1997 o PE. Ariovaldo Cavalcante Batista, emseguida o PE. Juarez Gomes da Silva que administrou até julho de 189, ficando como sucessora a professora Maria Thereza Garcia de Oliveira Salim até 1990. Nos anos de 1991 a 1997 foi a diretora Marilena peri-Ne Nogueira quando foi substituída pela professora Helena Lang de Morais que teve sua administração até 1997 passando a função para atual diretora professora Maria da conceição Teixeira Brito.Sua estrutura física é composta pelas seguintes dependências; doze salas de aulas; uma biblioteca, uma sala de professores, uma sala de laboratório de ciências, uma secretaria, duas quadras de esporte, uma auditório, treze banheiros, um teleposto da TV escola, uma sala de dança, uma sala de coordenação pedagógica, uma sala de orientação educacional, uma sala de mecanografia, novedepósito, uma sala de direção, uma sala de coordenação financeira e uma cozinha todos em boas condições de uso.
O CEFYA embora esteja localizado no centro da cidade atende aluna os que residem em diversos bairros e outras regiões periféricas, com diferentes níveis sociais de baixo poder. Aquisitivo, quando alguns precisam trabalhar para colaborar no orçamento familiar. Muitos desses alunos sãooriundos de famílias desestruturadas, pais que trabalham no exterior, famílias desempregadas, e outros, alem de atender alunos portadores de necessidades especiais. A Fundação Fé e alegria contempla alguns desses alunos com uma bolsa auxílio mensal para colaborar nas despesas escolares dos mesmos.
A unidade Escola possui uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos cm o...
tracking img