Observação em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
 
 
Nos dias atuais a sociedade esta mais consciente sobre a importância da educação para crianças de zero a seis anos, por isso esse relatório de observação serve como um instrumento significativo para a prática de sala de aula. Foi realizada na escola Sociedade de Amparo À Educação Infantil (SOMAI) o estagio obrigatório do 4º semestre, total de 20 horas de observação, na turmade Maternal I, com crianças de dois e três anos. A turma possui 20 crianças, entre elas duas com necessidades especiais, para duas educadoras, composto por uma professora titular e uma auxiliar. O atendimento se da em turno integral, sendo que a SOMAI não tem fins lucrativos.
Através da observação feita durante essas 20 horas, é possível ver sim que o trabalho educativo pode criar novas condiçõespara as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos, valores, papeis sócias e costumes.
"A aproximação da realidade possibilitada pelo Estagio Supervisionado e a Pratica da reflexão sobre essa realidade tem se dado numa solidariedade que se propaga para os demais componentes curriculares do curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usado parasolucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividade pratica." (VASQUEZ, 2001,p.241)
Essa etapa educativa tão importante e marcante na vida de nossas crianças, exige que seja atendida por profissionais com a devida formação, instrumentalização e paixão pelo trabalho que realizam.
 
 
 
 
Histórico da Escola
A Sociedade Metodista de Amparo á Infância foifundada em 26 de dezembro de 1962, sendo uma Sociedade Civil Beneficente, antes conhecida como Lar das Meninas.
Em 1981 uma nova direção assume a Sociedade de Amparo à Infância – SOMAI, dando inicio ao um atendimento de creche, atualmente atende a 80 crianças, desde o berçário até jardim B. É caracterizada como uma educação assistencialista, sem fins lucrativos.
A SOMAI esta localizada numa área de1.485 metros quadrados com dois prédios cobrindo uma área de 634 metros quadrados, salas amplas e áreas espaçosas para a recreação. Tendo como sua sede na Rua Bom Jesus, 610, Bairro Bom Jesus, Porto Alegre – RS.
O atendimento as crianças é feito de segunda a sexta-feira, em turno integral. São oferecidas refeições desde o café da manha a janta, estimulando as crianças e suas famílias a buscar umaqualidade de vida melhor a todos.
"Saber mais sobre o significado das experiências vividas no inicio da escolaridade para o processo de desenvolvimento infantil, bem como para a continuidade da vida escolar, representa a possibilidade de contribuir na construção de propostas que permitam acolher as crianças para acolher s crianças para melhor atender suas necessidades, facilitando-lhes estabelecerinterações mais produtivas com esse novo contexto. (DANTAS, 1995, p. 105)
 As turmas estão dividas de acordo com a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento infantil. São por faixa etária: 0 a 2 anos, Berçário; 2 a 3 anos, Maternal I; de 3 a 4 anos, Maternal II; 4 a 5 anos Jardim A; 5 a 6 anos, Jardim B, assim tendo como finalidade o desenvolvimento integral.
A SOMAI têm como principal objetivopromover uma educação com qualidade, com uma proposta de educação para a cidadania e inclusiva, possibilitando as crianças e as famílias uma visão de mundo diferente da realidade a qual eles estão acostumados.
"Sua construção começa no inicio da vida, período no qual as relações com o meio humano se dão, essencialmente por meio das emoções. Sua configuração, porem, só se torna possível medianteum processo no qual a criança faz a dissociação do seu eu do das outras pessoas. Para tanto a criança precisa alcançar um ‘poder de diferenciação, de critica e de analise, que não é afetivo mais intelectual. (WALLON, 1971, p. 139)
Os princípios da SOMAI fundamentam-se na formação plena da personalidade, na formação integral das crianças, na moralidade e na formação de um cidadão apto e disposto...
tracking img