Observação em enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Observar é permitir que as coisas passem por nós sem que tentemos detê-las ou ter controle sobre elas. É aceitar experiências passadas, circunstâncias, comportamentos sem se confundir com eles. A observação é a chave que abre a compreensão de quem somos, do que importa verdadeiramente, do caminho a seguir.
Há citações desde Nightingale no século passado, demonstrando suapreocupação com o treinamento do profissional - “A mais importante lição prática que pode ser dada aos enfermeiros é ensiná-los a observar - como observar - que sintomas indicam melhoras - quais significam o inverso - quais são de importância - quais não o são - quais são as evidências da falta de cuidados - e de que espécie de falta”.

OBSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ENFERMAGEM

A observação é umacapacidade não apenas humana, desde que o mundo é mundo. No cotidiano, é uma das formas mais usadas pelo homem para conhecer e compreender pessoas, coisas, acontecimentos e situações. É o meio básico de se conseguir informações.
Ao verificarmos o tempo para decidir sobre o uso de um guarda-chuva, observarmos o trânsito para decidir quando atravessar uma rua, ou observarmos a atuação de um aluno e mesmode um funcionário no trabalho, essa observação tem sentidos ou objetivos diferentes. Há, porém, um ponto comum em todos esses momentos - é o ato de se obter informações para se tomar decisões, após o julgamento de uma situação.
O ato de observar é indispensável para que nos tornemos conscientes da realidade em que estamos inseridos. Na enfermagem, a observação passa a ser valorizada a partir deFlorence Nightingale, em 1859. Este procedimento consiste no primeiro passo para execução de todos os cuidados de enfermagem.
Segundo Horta, observação é a ação ou efeito de observar, isto é, olhar com atenção para examinar com minúcia, mas pode ser influenciada pelas experiências, expectativas, motivações e emoções, podendo alterar o resultado das observações.
No Brasil, HORTA os denominou deInstrumentos Básicos de Enfermagem, e dentre eles está a OBSERVAÇÃO. Esta autora coloca este instrumento na 1ª etapa do Processo de Enfermagem - Histórico, como recurso da coleta de dados, cujo objetivo principal é fornecer as premissas necessárias ao estabelecimento do Diagnóstico de Enfermagem.
Há citações desde Nightingale no século passado, demonstrando sua preocupação com o treinamento doprofissional - “A mais importante lição prática que pode ser dada aos enfermeiros é ensiná-los a observar - como observar - que sintomas indicam melhoras - quais significam o inverso - quais são de importância - quais não o são - quais são as evidências da falta de cuidados - e de que espécie de falta”. Esta autora ressalta ainda a importância da observação no cuidar, mostrando a necessidade de sesaber observar um paciente para ser um profissional: “o verdadeiro ABC de um enfermeiro é ser capaz de ler cada mudança que se opera na fisionomia do paciente, sem causar-lhe o esforço de dizer o que está sentindo (....) o profissional que nunca observa a fisionomia do paciente e nunca espera ver nela qualquer modificação, está a caminho do nada; nunca será enfermeiro (....) não é o fato de encarar odoente que vai mostrar ao observador as pequenas coisas que deseja saber (....) apenas a observação confere experiência, mas o fato de se ter cuidado de doentes por anos não torna ninguém mais sábio (...). Sem o costume de observar de maneira rápida e atilada, nós enfermeiros seremos inúteis, mesmo com toda nossa abnegação”.
Na opinião de SUNDBERG, observar “é o ato ou prática de notar eregistrar os fenômenos (fatos e eventos) (...) habilidade essencial usada para auxiliar na identificação de problemas físicos e emocionais, melhorada com treino e experiência (...) base do levantamento de dados”.
Para HEGENBERG, observar não é um “simples ver”, mas um “ver prestando atenção, controlando, vigiando”.

TIPOS DE OBSERVAÇÃO
A observação para o enfermeiro constitui em uma capacidade e...
tracking img