Observação de comportamento

FSM- Faculdade Santa Maria
Curso: Psicologia.2 Turno: Noite
Disciplina: Oficinas de Prática I-Processos Psicológicos
Professora: Silvana Queiroga

Relatório
Emanuela Alves da Silva

Cajazeiras, PB
Março, 2012
Este relato tem como finalidade apresentar uma observação de comportamento de uma criança. É também requisito avaliativo da disciplina Oficinas dePrática I-Processos Psicológicos.
A observação foi feita com uma criança do sexo masculino que tem 04 anos de idade. Ele com as iniciais J. S. G. C. vive com a mãe e com um padrasto. Ele estuda na Educação Infantil numa escola privada em Cajazeiras no estado da Paraíba. A observação aconteceu na escola que ele estuda pela manhã. As observações ocorreram em dois dias consecutivos no mesmo horário.Cada observação teve a duração de 10 minutos. Ambas iniciavam às 8hs. da manhã.
A escola é uma instituição privada. Localiza-se na cidade Cajazeiras-PB. Tem 42 alunos de 3 a 5 anos, divididos em três turmas. Ambas funcionam pela manhã. A escola tem um pequeno espaço. Não há parque e nem espaço adequado para as crianças brincarem. É um espaço de uma residência em um 1º andar.
A sala de aula que acriança estuda é pequena, com pouca luminosidade e no momento das observações com um clima ameno (não muito quente). Na turma estuda aproximadamente 10 crianças. Porém, J.S. no momento das observações não estava em sua sala de aula. O motivo explicado pela professora e dona da escola é que a professora de J.S. faz as atividades com ele depois que ela termina com as outras crianças. Enquanto isso,J.S. fica na sala das crianças de 5 anos de idade, aonde a professora é a também dona da escola.
As observações foram feitas nos dias 05 e 06 de março, respectivamente às 8hs. da manhã. Foi escolhido o espaço escolar pelo fato de eu não conhecer nenhuma criança em Cajazeiras-PB. Através de uma colega de curso fui apresentada a dona da escola que aceitou em me receber. Conversei com a senhora e elaconversou com a mãe da criança. Pedi uma sugestão a ela e ela me sugeriu o menino J.S.G.C. de 4 anos de idade.
No primeiro dia, 05 de março, me apresentei a J.S. e rapidamente já estava íntima dele, de modo que ele me recebeu com carinho.
J. estava na sala de aula. Enquanto a professora está fazendo uma atividade com a turma. Ela em pé e as crianças sentadas. J. me pede um papel que viu naminha bolsa. Eu dou. Ele recebe uma caixa de lápis de cor da professora e começa a pintar o papel. Ele olha para a caixa e tira um lápis e fica olhando para ele. Conversa comigo e pergunta qual é a cor do lápis. Com a boca semiaberta olha para o lápis e pinta. Escolhe outra cor e diz “a cor”. Vem em minha direção e pergunta: “Essa é vemelha?” Eu respondo que sim. Ele me olha no rosto. A bocasemiaberta e a mão mostrando o lápis. Repetidamente ele olha cada lápis e me pergunta se a cor corresponde a cor que ele fala. Eu continuo respondendo que sim. Ele acerta algumas, outras ele confunde. Neste instante ele dança e canta uma parte da música do sítio do pica-pau amarelo. Volta para os lápis. Pinta. Olha para a caixa de lápis ainda com alguns lápis restantes. Senta-se no chão. Levanta e pegamais um lápis. Mostra-me. Interroga-me. Eu respondo. Ele volta a pintar. Quando afirmo que é a cor que ele dissera, ele sorri para mim e me olha com os olhos brilhantes. Pergunta depois: “É para pintar o peixe?” (não havia desenho algum no papel, a folha estava em branco). Eu afirmo com a cabeça que sim. J. sai da sala e vai para a porta de outra sala de aula. Lá ele olha para a professora que estábrigando com outra criança. Ele fica olhando com a boca semiaberta. Encosta-se a uma pequena porta que deixa a sala semiaberta. Um menino se aproxima e J. puxa no cabelo dele. A professora interrompe e J. continua olhando àquela turma. Volta para a sua sala. Anda com um lápis na mão e olhando com os olhos bem abertos e a boca semiaberta para todos. Olha a caixa de lápis de cor e retira os lápis...
tracking img