Observação da metodologia de ensino da escola municipal são francisco de assis

MEMORIAL DESCRITIVO E ANALÍTICO DE ESTÁGIO

OBSERVAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS


CÉLIA MARIANO


Prof. Orientador Roseli Faria Goldim


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso: Pedagogia (PED 0044) – Estágio I
12/11/2011







1. INTRODUÇÃO


O presente Memorial Descritivo abordará todo o trabalho realizado noEstágio I de Disciplinas Pedagógicas sobre o campo de concentração: Metodologias de Ensino. Realizado na Escola Municipal São Francisco de Assis, nas turmas do 2º e 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As Diretrizes da UNIASSELVI nos norteiam para duas etapas no Estágio: Observação e Entrevista. Na primeira fase, observamos duas professoras nas salas de aula, conhecemos osprofissionais, os alunos, a estrutura física, as diretrizes e funcionamento da instituição. Na segunda etapa, realizamos a Entrevista com os mesmos professores sobre os fundamentos teóricos que se embasam para realizar a prática de ensino-aprendizagem.
A temática delineada versou sobre a Metodologia de Ensino da escola observada. Para isso tivemos que nos aprofundarmos na pesquisa sobre Metodologiasde Ensino propostas pelo Estado e as Diretrizes da Instituição e demais assuntos referentes ao contexto da prática docente na sala de aula. A fonte de pesquisa utilizada foi na internet, entre outras fontes bibliográficas.
Realizamos doze horas de observação efetiva nas duas salas de aula. A forma encontrada para coletar informações foi formular questionários para professores, equipetécnica e pais dos alunos. Os questionários são recursos viáveis devido à falta de tempo que os profissionais e pais têm para conversar com os estagiários. Eles estavam todo tempo comprometimentos com suas rotinas. Tivemos que observar, coletar as informações essenciais e registrá-las sem atrapalhar a rotina normal da escola. Até porque a escola trabalha com crianças que precisam de cuidados constantese elas não conseguem e nem podem esperar. Por isso, formulamos questionários para os profissionais responderem quando tivesse tempo e determinamos um prazo para a entrega.
2. DA COMPOSIÇÃO, ORGANIZAÇÃO, RECURSOS E FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO.

A Escola Municipal São Francisco de Assis, de acordo com a Art. 54, do Regimento Escolar, oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental daPré-Escola ao 5º ano. Tem como entidade mantenedora a Prefeitura do Município de Sarandi, administrada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com supervisão do Núcleo Regional de Educação de Maringá, em consonância com a Secretaria Estadual de Educação.
Possui uma área total de 1788,50m², sendo 974 m² cobertos e 814,50 m² de área externa. O prédio é composto de 10salas, 1 cozinha, 1 banheiro feminino, 1 banheiro masculino, 1 biblioteca, 1 sala de Informática, 1 secretaria, 1 sala da supervisão e direção, 1 sala dos professores, 1 sala de hora-atividade, 1 almoxarifado e mais 2 banheiro para funcionários. Do Acervo Bibliográfico, a escola possui 2080 livros de Literatura Infantil, 426 livros de apoio para pesquisa, 1580 livros didáticos e 74 livros teóricos paraformação do professor. Dos materiais pedagógicos oferecidos pela escola, constam jogos, televisores, DVDs, computadores e projetor de imagens. Vale salientar que nem todas as salas são equipadas com esses materiais, mas os professores podem providenciá-los na própria escola. Sobre o uso da sala da Informática com doze computadores, o acesso à internet fica a critério do planejamento organizadopelo professor. A equipe técnica administrativa da escola é composta pela Diretora formada em História e pós-graduação em Gestão Escolar; por duas supervisoras sendo uma Pedagoga e outra com formação em Letras e especialização em Administração, Supervisão e Orientação e uma Secretária com Ensino Médio. Dos Serviços Gerais, são 5 funcionárias na limpeza e 2 cozinheiras. Todas essas informações...
tracking img