Obrigatoriedade contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE







1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................3




2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................................4




2.1 O QUE ÉCONTABILIDADE?.........................................................................................4

2.2 OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE...................................................................4

2.3 FINALIDADE DA CONTABILIDADE................................................................................5

2.4 USUÁRIOS DA CONTABILIDADE .................................................................................5

2.5 POR QUE A CONTABILIDADE DEVE SEROBRIGATÓRIA NAS EMPRESAS?...................6




3. CONCLUSÃO....................................................................................................................7




4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................................8




1. INTRODUÇÃO




Em um mundo dominado peloutilitarismo das pessoas e ideias, nada mais natural do que nos questionarmos: para que serve? Pessoas, instituições, ideias, etc. estão sempre sob o crivo da utilidade versus inutilidade. Com a Contabilidade não poderia ser diferente. Afinal, por que a Contabilidade é obrigatória nas empresas? Seria apenas por força de lei? Ou a Contabilidade, uma ciência com objeto e métodos próprios deve ser obrigatóriapor outras razões intrínsecas que não a razão legal extrínseca?

Para responder essas questões partiremos de uma contextualização do que é contabilidade, quais seus objetos e objetivos, sua finalidade, seus usuários para poder responder essa pergunta.




2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA




2.1 O QUE É CONTABILIDADE?




De acordo com o Guia IOB de Contabilidade (2008, p.3): “Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia”.

Enfatizemos as noções operatórias da definição acima “controle” e “registro” que são as maneiras de a Contabilidade operar. Porém, para os objetivos nossos, tais controles e registros não recaem sobre todos equaisquer fatos da Administração e da Economia, mas sim sobre fatos e atos que se reportem a um específico tipo de objeto (cf. mais abaixo). Pode-se dizer que a Contabilidade tem aplicação tanto nas pessoas físicas quanto jurídicas e nestas, tanto de direito privado quanto público. Faço essa distinção para evitar o erro de atribuir a Contabilidade o restrito campo de ação nas empresas privadas que visamo lucro.




2.2 OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE




Na condição de ciência social (cf. acima), o objeto da Contabilidade é o Patrimônio da entidade. Segundo o Guia IOB de Contabilidade (2008, p.3): “o objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na apreensão e análise das causas de suas mutações”.

Tais apresentação eapreensão do objeto da Contabilidade não se dão de qualquer maneira. A Contabilidade opera com método próprio e apresenta o resultado da aplicação desse método de maneira específica.

Está-se aqui referindo ao método das partidas dobradas. É através dele que a Contabilidade fará os registros que possibilitarão o controle. Quando não se efetua uma correta escrituração não se pode ter confiança nosdados que a Contabilidade está apresentando. E de que maneira esses dados são apresentados? Através das peças contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, etc.

Em suma, a Contabilidade objetiva fornecer informações de seu objeto – o Patrimônio - que suportem o controle e a tomada de decisões por seus usuários....
tracking img