Obreiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bom Caminho - em busca das veredas antigas
D.A. Carson - foto

* Página Principal
* Artigos
* Blog
* Links
* Sobre
* Mande por e-mail
* Imprima esta página
Definindo o que são presbíteros
D. A. Carson
Uma transcrição ligeiramente editada de uma palestra proferida na Igreja Batista Capitol Hill
1 Timóteo 3:1-7
1 Fiel é a palavra: se alguém aspira aoepiscopado, excelente obra almeja. 2  É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3  não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4  e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5  (pois, se alguém não sabe governar a própriacasa, como cuidará da igreja de Deus?); 6  não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. 7  Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
Tito 1:6-9
6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem sãoinsubordinados. 7  Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; 8  antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, 9  apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino comopara convencer os que o contradizem.
Antes de nos aprofundarmos nesses textos, eu deveria começar dizendo que nos tempos do Novo Testamento, só havia dois ofícios distintivos. Por um lado, havia presbíteros (anciãos), também chamados pastores, também chamados supervisores ("bispos" no inglês mais antigo); por outro lado, havia os diáconos. A razão para se pensar que "pastor", "presbítero" e "bispo"se referem à mesma pessoa ou ofício advém principalmente do modo com que os três aparecem juntos em tais passagens como Tito 1:5-7 e 1 Pedro 5:1-2. Esse ponto foi reconhecido há muito tempo. J. B. Lightfoot, um famoso estudioso anglicano, empreendeu uma demonstração prolongada desse ponto no seu comentário da Epístola aos Filipenses. Só a partir do segundo século é que os "bispos" (isto é,"supervisores") foram destacados para constituir um terceiro ofício.
A palavra "pastor" vem de uma raiz latina que significa "pastor de ovelhas", esse sentido no uso metafórico judeu carregava consigo implicações de autoridade e de cuidado das ovelhas, dirigindo-as, alimentando-as, protegendo-as e guiando-as. A terminologia "ancião" (presbítero) vem da sinagoga e da aldeia, e sugere maturidade e (assimse espera!) sabedoria. A palavra "supervisor" (bispo) reconhece a posição legítima de governo. Todas essas palavras são necessárias porque a tarefa é complexa e integrada.
Voltemos então aos nossos textos.
"A lista é extraordinária por não ser extraordinária. Na verdade, excluindo-se só um par de exceções, todas as qualificações listadas aqui são, em algum outro ponto do Novo Testamento,exigidas de todos os cristãos."
Esses versos nos ensinam que a característica primária do presbítero / pastor / bispo cristão é que a vida dele constantemente reflete valores cristãos: moralidade, conduta e integridade; essa é a linha mestra. De certa forma, a lista é extraordinária por não ser extraordinária. Em outras palavras, não há nada sobre Q.I. superior, carisma, personalidade poderosa oucoisas desse tipo. Espera-se que o ministro Cristão seja brando, não dado a se embebedar, e assim sucessivamente. A lista é extraordinária por não ser extraordinária. Na verdade, excluindo-se só um par de exceções, todas as qualificações listadas aqui são, em algum outro ponto do Novo Testamento, exigidas de todos os cristãos. Por exemplo, supõe-se que o presbítero seja dado a hospitalidade. Mas...
tracking img