Obras literarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo de Roraima
Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Escola Estadual Ayrton Senna da Silva

Obras Literárias

Boa Vista – RR
Julho - 2012
Larissa Amorim
Luana Peixoto

Obras Literárias
Trabalho avaliativo para a obtenção de nota bimestral na matéria de português, turma 302, do ensino médio integrado da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva. Sob a orientação da professoraDulcilene.

Boa Vista – RR
Julho - 2012

* Os Sertões – Euclides da Cunha;

A estrutura da obra “Os Sertões” segue um esquema determinista, e seu núcleo divide em três partes: A terra, A luta e O homem.

1. A Terra.

A primeira parte da obra faz um minucioso estudo das condições geofísicas do sertão da região. Os conhecimentos que Euclides possuía como engenheiro aliados aointeresse pelas ciências naturais permitiram a elaboração sobre um pequeno ensaio sobre o ambiente, a geologia nordestina.

2. A Luta.

Essa parte é dedicada a mostrar as varias expedições do exército contra Canudos e a conseqüente resistência sertaneja. É o momento em que as ações humanas ganham papel central, sendo quebrada a arbitrariedade dos esquemas deterministas.

3. O Homem.

Oprincípio orientador de tais concepções é o de que a história da humanidade se faz pelo domínio dos mais fortes sobre os mais fracos. E isso é quer dizer que existe superioridade de raça branca sobre as resultantes dos processos de miscigenação, de cruzamentos e de mestiçagem.

* O triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto;

Contém cinco capítulos. O Major Policarpo Quaresma écaracterizado inicialmente. Depois fica-se sabendo das "reformas radicais" por que vem passando o seu espírito, no sentido de colocar em prática os seus ideais patrióticos. Tenta aprender violão e modinhas, com Ricardo Coração dos Outros; dedica-se ao folclore e toma parte na brincadeira do Tangolomango, com crianças, numa festa em casa de Gal. Albernaz. Finalmente, passa a imitar os usos e costumes dosíndios, os únicos "brasileiros legítimos".

* Negrinha – Monteiro Lobato;

O país, que até então tinha sua estrutura social baseada no meio rural e a estrutura econômica dependente da mão de obra escrava, passava por inúmeras transformações. A indústria começava a se desenvolver e o processo de urbanização avançava. O Brasil modernizava-se, mas o preconceito racial contra aqueles que tinham apele negra ou parda, antigos escravos e seus descendentes, permanecia o mesmo.

* Macunaima – Mario de Andrade;

Macunaíma nasceu numa tribo amazônica. Lá passa sua infância, mas não é uma criança igual as outras do lugar. É um menino mentiroso, traidor, pratica muitas safadezas, fala muitos palavrões, além de ser extremamente preguiçoso. Tem dois irmãos, Maanape e Jiguê.

Vai vivendoassim a sua meninice. Cresce e se apaixona pela índia Ci, A Mãe do Mato, seu único amor, que lhe deu um filho, um menino morto. Depois da morte de sua mulher, Macunaíma perde um amuleto que um dia ela havia lhe dado de presente, era a pedra "muiraquitã". Fica desesperado com esta perda, até que descobre que a sua muiraquitã havia sido levada por um mascate peruano, Vesceslau Pietra, o gigante Piamã,que morava em São Paulo. Depois da descoberta do destino de sua pedra, Macunaíma e seus irmãos resolvem ir atrás dela para recuperá-la. Piamã era o famoso comedor de gente, mas mesmo assim ele vai atrás de sua pedra.

A história, a partir daí, começa a discorrer contando as aventuras de Macunaíma na tentativa de reaver a sua "muiraquitã" que fôra roubada pelo Piamã, um comerciante. Após conseguira pedra, Macunaíma regressa para a sua tribo, onde após uma série de aventuras finais, finalizando novamente na perda de sua pedra. Então, ele desanima, pois sem o seu talismã, que, no fundo, é o seu próprio ideal, o herói reconhece a inutilidade de continuar a sua procura, se transforma na constelação Ursa Maior, que para ele, significava se transformar em nada que servisse aos homens, por...
tracking img