Obras hidraulicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Relatório a seguir cita assuntos de uma obra Civil em relação à hidráulica e a execução por seus profissionais.
Antes do Inicio da implantação da parte hidráulica cabe ao profissional responsável averiguar um conjunto de fatores que podem comprometer o projeto hidráulico em questão.
Dentre as varias possibilidades, algumas das mais importantes são qualidadedo material, diâmetro adotados perante as pressões exercidas, ferramentas e materiais de uso como exemplo, anéis de borracha, tipo de cola empregada etc.
Esses aspectos de qualidade de material devem ser observados e fiscalizados em toda obra.
Para uma boa execução hidráulica devem ser respeitadas ao Maximo as normas e bitolas pedidas em projeto que foram projetadas levando emconsideração as pressões hidráulicas envolvidas.

1. ESTUDO DO TERRENO.

A primeira etapa na hidráulica é verificar ainda junto ao terreno “cru”, se as cotas principais de captação de água e saída de coleta de esgoto estão de acordo com as fornecidas em planta (veremos a frente), e se a queda da prumada de esgoto pode ser adotada como especificado na mesma.
Para ser bemsucedida a hidráulica deve seguir todas as cotas, ou tentar ao Maximo se aproximar da especificada em projeto, para que a mesma “feche” na saída de coleta de esgoto.
Por isso o terreno é muito importante para o bom desenvolvimento da hidráulica, as cotas de terraplanagem devem estar mais próxima possível das especificadas em projeto.
Facilitando assim a hidráulica de periferia (Prumadade esgoto).

[pic]

2. PLANTAS
Estudar bem as plantas do projeto é fundamental antes de iniciar a alvenaria. Em conjunto com o mestre de obras e ou engenheiro é interessante para que tudo dê certo desde o início. Nunca deve iniciar uma execução de alvenaria sem ter certeza sobre o que o projeto está especificando, pois o risco de ter de refazer o serviço é muito grande,causando atrasos no cronograma de obras e desperdício de materiais.
Com a planta em mãos, você terá todas as informações necessárias para o desenvolvimento da hidráulica, nela estão todas as cotas e desníveis a serem adotadas, bem como as caixas de passagem e gordura proveniente da hidráulica (seu formato, tipo, tubulação de despejo), assim como as torneiras de periferia (direto da rede darua).
Plantas de hidráulica “tipo” que demonstram hidráulica nos apartamentos, conjunto de caixas d’água, bombas etc.

[pic]

4. TERRAPLENAGEM

Chamamos de terraplenagem ao conjunto de operações de escavação, transporte, depósito, compactação e consolidação de terras, necessárias à preparação de um terreno para a construção. Pode ser manual, com emprego deferramentas comuns ou mecanizado.
Para que a construção seja executada é necessário que o terreno sofra algum tipo de alteração, que pode ser uma simples limpeza ou um trabalho de terraplenagem. No caso do terreno possuir um forte aclive ou declive, com problemas de rolamento de rochas ou desmoronamento, é aconselhável que seja contratado um projeto de contenção, para o cálculo dos escoramentos.Como dito em tópico anterior o respeito das cotas influenciam muito na hidráulica de periferia.

[pic]

1. Canteiro da obra

Na hidráulica em questão do canteiro ela é caracterizada através das ligações de água para o funcionamento da obra em si, em geral é feita através de caixas d’água e bombas que envia a toda obra a água a ser utilizado, esse transporte geralmente éfeito através de mangueiras grossas aéreas por cima de toda a área de trabalho interligando as inúmeras caixas d’água no campo de trabalho, a água chega até os andares mais altos através de mangueiras geralmente levadas pelo posso do elevador e são bombeadas através de bombas em cascata.
Na obra em questão são bombeadas as suas respectivas caixas d’água através de bóias elétricas, que...
tracking img