Obras de paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





COLABORATIVA DE PRATICAS DE LETRAMENTO













Limeira, 08 de Junho de 2012


























[pic]
1- Em que localidades o método de Paulo Freire foi aplicado?


De acordo com os sites que olhei e a revista que li, não consegui identificar umaconcretização da metodologia de Paulo Freire, ao que pude perceber, ele começou suas análises, principalmente no Nordeste, começando por Pernambuco, sua região de origem. “O pensamento de Paulo foi tão radicalmente local que pôde tornar- se mundial” (revista viver- coleção memória da pedagogia).


O maior plano que lançaria sua metodologia em vários estados, alfabetizando um número considerável depessoas, se daria pela Campanha Nacional de Alfabetização, lançada por João Goulart em 1962, iniciativa estimulada devido ao sucesso de uma experiência de Paulo Freire que alfabetizou em 30 dias, 5 alunos. “Paulo Freire aplicou publicamente seu método, pela primeira vez no Centro de Cultura Dona Olegarinha, um Círculo de Cultura do Movimento de Cultura Popular (Recife). Foi aplicado inicialmentea cinco alunos, dos quais três aprenderam a ler e escrever em 30 horas, outros dois desistiram antes de concluir”. (Wikipédia) Além, do fato, de haver notado-se que grande parte da população da década de 60 era iletrada. Esse plano objetivava alfabetizar dois milhões de pessoas em 20 mil círculos de leitura. Porém, o golpe de 64 impediu que este plano fosse executado, mesmo porque, seu principalautor, fora exilado, acusado de ter ideias educacionais subversivas.
Desse modo, o programa que substituiu o método de alfabetização de Paulo Freire foi o MOBRAL, que também tinha como meta alfabetizar, todavia, seu método era diferente da metodologia de Paulo Freire.
Então, o maior acervo que se tem, gira em torno das reflexões de Paulo por meio de seus livros. Nota- se que ele trabalhou naregião do Nordeste, e nos trechos lidos, ouve-se a atuação do seu método no Rio de janeiro e São Paulo. Quando esteve exilado trabalhou no Chile, Bolívia e África. Paulo trabalhou também para o Conselho mundial das igrejas, e nesse, teve a possibilidade de viajar pela Ásia, Oceania e América, exceto o Brasil, porque estava exilado. Na África ele passou por Guiné – Bissau, Cabo Verde, São Tomé ePríncipe e Angola. Ele trabalhou também em Genebra, na Suíça.
2 - Quais eram as características dos alunos público-alvo

Pode- se notar, que as reflexões de Paulo e a forma pedagógica de trabalhar desenvolvida por ele, nasce em razão das desigualdades sociais, fazendo-o então abraçar causa daqueles que sofrem devido a administração política, voltando-se então seu método, principalmente para aclasse desfavorecida, formada por jovens e adultos não alfabetizados, e na maioria das vezes, ocupantes de subempregos, uma vez que o seu método vai além da simples alfabetização, pois Paulo, busca antes de tudo, fazer o educando compreender o porquê de sua realidade e como muda-la. A metodologia de Paulo Freire dirige-se, sobretudo, a classe marginalizada da sociedade, àqueles


[pic]tambémconhecidos como excluídos do sistema capitalista vigente. Tendo aderência, principalmente da classe operária e movimentos sociais.
3-Sobre a infância e a juventude de Paulo Freire, o que mais chamou sua atenção?
O fato da base dele ter sido sempre em escola particular, o q pode ter exercido alguma influência para o desenvolvimento q ele teve. Outro aspecto q me chamou atenção foi à atuação da mãe dePaulo quando lhes sobrevieram dificuldades financeiras devido à morte de seu pai. Ela poderia acomodar-se e deixar q Paulo frequentasse uma escola pública, ou deixá-lo sem estudar, mas ao contrário, ela foi de escola em escola na tentativa de conseguir uma bolsa para seu filho, e conseguiu o q também sem dúvida, foi um marco para o início da carreira de Freire.
Um aspecto que julgo muito...
tracking img