Obras de arte de telepresença e trangenica do artista plástico eduardo kac

3471 palavras 14 páginas
TATIANE CRISTINA MARIN MORAES

Obras de arte de telepresença e trangenica do artista plástico eduardo kac

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais I, do Curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Maringá, como parte das atividades avaliativas do segundo semestre letivo de 2011.

Orientação: Profa. Dra. Renata Marcelle Lara Pimentel.

MARINGÁ
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. JUSTIFICATIVA 4

3. OBJETIVOS 5

3.1. GERAL 5
3.2. ESPECÍFICOS 5
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 12

6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 12

7. PREVISÃO DE CUSTOS 13

8. REFERÊNCIAS 13

9. BIBLIOGRAFIA A SER CONSULTADA 13

1. INTRODUÇÃO

Por meio de estudos realizados, este projeto fala sobre as Obras de arte telepresença e transgênica do artista plástico Eduardo. Eduardo Kac é um artista brasileiro que atualmente mora fora do país. Ele afirma ser um artista plástico que gera grande polêmica na mídia pela escolha de seus temas, como por exemplo, a implantação de um chip em seu próprio corpo ou a mudança genética de uma coelha. O artista faz com que a arte e a ciência caminhem juntas, pois em muitas obras de arte, a utilização da ciência para a suas produções são necessitadas. Kac, diferentemente de muitos outros artistas, não utiliza pincéis ou barro para execução de suas obras e sim tecnologia. Assim, suas obras nos fazem refletir sobre a própria existência humana, ao olhar para elas, Silveira em sua dissertação também sobre o artista afirma:

Ele faz emergir a pergunta que assombra artistas e biocientistas modernos: qual é o limite de atuação? Até aonde nós podemos ir? Quando a vida – e a arte – começa e de onde ela vem? Perguntas com respostas ambivalentes e frágeis. (MARCELO SILVEIRA, 2006, p.12).

Eduardo Kac, este artista plástico que faz junção da arte com a

Relacionados