Obras da carne x fruto do espírito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Obras da carne x Fruto do Espírito

Introdução:
O Espírito e a carne são diretamente opostos um ao outro, conforme evidenciado por suas “obras” e “fruto”. O resultado é um conflito implacável e arrebatador dentro dos cristãos, em que eles não podem ser vitoriosos por sua própria força.



Obras da carne
Existem três grandes inimigos da vida cristã: o mundo, o diabo e a carne. O maispróximo e, portanto o mais perigoso deles, pois está dentro de nós, é a carne (natureza humana) que luta contra nossa vida e declara guerra a tudo que é de Deus em nós e ao nosso redor.
“carne” (gr. Sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal.

“ Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição,impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu eclaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” Gl. 5:19-21

As obras da carne descritas em Gálatas 5:19-21, podem ser divididas em 4 grupos:
Grupo dospecados da carne:
Prostituição - Impureza – Lascívia
Prostituição (gr. Pornéia) – imoralidade sexual de todas as formas. Refere-se às relações ou relacionamentos sexuais ilícitos ou imorais. Isto inclui também, sites, filmes ou publicações pornográficas.
Impureza (gr. Akatharsia) – falta de pureza nas intenções, pensamentos impuros, vidas impuras, desejos impuros.
Lascívia (gr. Aselgeia) –Sensualidade, libertinagem. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência.

Grupo dos pecados ligados a religião:
Idolatria – Feitiçaria
Idolatria (gr. Eidololatria) – culto aos falsos deuses, adoração de espíritos, pessoas ou ídolos. É também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e suaPalavra.
Feitiçaria (gr.farmakeia) – no original a palavra é magia. A feitiçaria é a manipulação de objetos (que se tornam sagrados com a consagração aos ídolos idolatria) para que estes objetos tenham poder para mudar a vida das pessoas.

Grupo dos pecados de temperamento:
Inimizades – Porfias – Ciúmes – Iras – Discórdias – Dissensões – Facções – Invejas
Inimizades (gr. Echthrai) –Intenções e ações fortemente hostis; antipatia, inimizades extremas, ódio, falta de amor.
Porfias (gr. Eris) – contendas, brigas, rixas, oposição, luta por superioridade. Resulta de inimizades.
Ciúmes (gr. Zelos) – é o cuidado exagerado por aquilo que lhe pertence e o desejo de possuir o que é do outro. (Aristóteles)
Ira (gr. Thumoí) – raiva, crises de fúria, mau gênio. Ira ou fúria explosiva que irrompeatravés de palavras e ações violentas.
Discórdias (gr. Eritheiai) – pelejas, discórdias, espírito de partidarismo. Ambição vã com o fim de ganhar seguidores de suas idéias e a cobiça do poder.
Dissensões – (gr. Dichostasiai) – desavenças, discórdia. Ensinar outros sobre divisão do corpo de Cristo e fazer parecer que a Palavra de Deus autoriza esse tipo de pensamento e atitude.
Facções – (gr.Hairéseis) – Heresias. Grupos divididos que destroem a unidade da igreja. Odesejo destemido por posições, prestígio e destaques que geram contendas.
Invejas (gr. Fthónoi) – antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. Literalmente é desejo amargo ou ressentimento com o sucesso de outros. A inveja é o sentimento de infelicidade produzido pelo sucesso de outros.Grupo das questões do Domínio Próprio:
Bebedices – Glutonarias – coisas semelhantes a estas
Bebedices - (gr. Methaí) - desontrole das faculdades físicas e mentaipor meio de bebida embriagante
Glutonarias – (gr.kômoi) – a glutonaria e a perversão do uso do alimeno, onde o que está m foco é oprazer e não a necessidade.
Coisas semelhantes a estas – situações, ações que escravizam os...
tracking img