Obra de taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

A OBRA DE TAYLOR

Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o fundador da Administra ão Cientifica, nasceu
em Filadélfia, nosEstados Unidos. Veio de uma família "quaker" de princípios rígidos e foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Nos seus primeiros estudos tomou contato direto com os problemas sociais e empresariais decorrentes da Revolução Industrial. Iniciou sua vida profissional como operáriq em 1878, na Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre, chefe deoficina, a éngenheiro em 1885, quando se formou pelo Stevens Institute.
Naquela época, estava em moda o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa e os operários, por seu turno, reduziam a um terço o ritmo de produção das máquinas, procurando contrabalançar desta forma o pagamento por peça determinado pelos patrões. Istolevou Taylor a estudar o problema de produção nos seus mínimos detalhes, pois não podia decepcionar os seus patrões, graças ao seu progresso na companhia, nem decepcionar seus colegas de trabaIho, que desejavam que o então chefe de oficina não fosse duro com eles, no planejamentodo trabalho por peça.

l. Primeiro Período de Taylor

Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho dooperário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. Permaneceu na Midvale até 1889, onde iniciara suas experiências, que o tornariam famoso, quando entrou para a Bethlehem Steel Works, onde tentou aplicar as suas conclusões, vencendo enorme resistência às uas idéias. Registrou cerca de cinq entapatentes de invenções sobre máquinas, ferramentas e processos de trabalho.
Em 1895, apresentou à "American Society of Mechanical Engineers" um estudo experimental denominado A Note on Belting (Notas s bre as Correias). Pouco depois publicava outro trabalho, A Piece Rate 5ystem (Um Sistema de Gratificação por Peç a), um sistema de administração e direção por ele criado e desenvolvido, de remuneraçãoaos operários. O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) (1903)' onde se preocupa exclusivamente com as
técnicas de racionalizaQão do trabalho do operário; através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study),. Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalhode análise das tarefas de cada operário.

2. Segundo Período de Taylor

Corresponde à época da publicação do seu livro Princfpios de Administração Cientffica (1911)', quando concluiu que a rãcionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse segundo período, desenvolveu osseus estudos sobre a Administração geral; a qual denominou Administração Cientifica, sem deixar contudo sua preocupação
com relação à tarefa do operário. Taylor assegurava que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:

Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, paraevitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Há três causas determinantes da vadiagem no trabalhò, que podem ser assim resumidas.
O erro que vem de época imemorial e quase universalmente dissenúnado entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande nómero de operários; - o sistema defeituoso de Administração,...
tracking img