Oboe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oboé
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Oboé moderno
O oboé é instrumento musical de sopro, classificado como um aerofone , membro da família das madeiras e de palheta dupla. A famíliadas madeiras inclui as flautas, clarinetes, fagotes, saxofones, entre outros, sendo que oboés e fagotes possuem palhetas duplas. O corpo do oboé, em formato cônico, é normalmente em madeira (ébano,jacarandá, dentre outras ) , mas pode ser também encontrado em resina, compósitos e plástico. A palheta dupla é constituída por uma pequena e delgada tira de uma cana especial cana da Índia , da espécieArundo donax, dobrada em dois e um pequeno tubo de metal (staple) é colocado entre os dois lados da tira dobrada, a qual é então passada em volta do tubo e firmemente amarrada a ele. A parte dobradada tira é cortada e as duas extremidades, criteriosamente desbastadas e raspadas, constituindo então a palheta dupla. O tubo de metal encaixa-se em uma base de cortiça que é firmemente fixada naextremidade superior do oboé.
O músico que toca o oboé é denominado oboísta.
O oboé é considerado como um dos instrumentos de sopro de técnica mais difícil (requer grande controle respiratório erelativamente altas pressões de sopro), além de sofisticado controle labial das vibrações da palheta, por meio da chamada embocadura.
Coloca-se a extremidade da palheta dupla entre os lábios, retraindo-oslevemente para dentro da boca sem tocar nos dentes. O instrumentista deve manter um sopro contínuo entre as duas extremidades da palheta dupla, colocando-as assim em vibração, uma contra a outra (damesma maneira que as bordas de uma folha dobrada vibram quando apertadas entre os dedos e sopradas). A vibração das duas canas coloca a coluna de ar existente dentro do oboé também em vibração, produzindoassim o som das notas musicais.
O som

O som do oboé é rico em parciais harmônicos, sendo as nostas agudas bem penetrantes, motivo pelo qual o oboé é o instrumento usado para iniciar o tom de...
tracking img