Objeto e M todo da Sociologia Carlota Andrade Neves Cirne de Castro fi

536 palavras 3 páginas
Objeto e Método da Sociologia Carlota Andrade Neves Cirne de Castro
Ano Letivo 2013-2014 Nº65193 Turma S-PL-A1

1-Referência
LENOIR, Rémi (1996), “Objeto sociológico e problema social”, in Patrick Champagne et al., Iniciação à Prática Sociológica, Petrópolis, Vozes, pp. 59-106.
2-Problemática
O texto “Objecto Sociológico e Problema Social” de Rémi Lenoir constitui um utensílio sociológico que nos permite uma verdadeira assimilação da abordagem sociológica. Também mostra, especialmente, como os problemas sociais (a condição feminina, os imigrantes, os problemas de velhice) podem ser sociologicamente analisados e que a pesquisa sociológica não se limita ao uso mecânico e exclusiva de uma única técnica de investigação, como é o caso hoje, com pesquisas de opinião. O livro é apresentado como sendo um manual prático, onde nos questionamos sobre como por em prática a utilização da sociologia dividido em quatro partes. Primeiramente, qual a sua experiência e objetividade na realidade pré-construída e na construção do objeto sociológico. Em segundo, o fundamento social das categorias seguido pela génese social de um problema social ou seja, como é que estas categorias se transformam num problema social. E por fim, a institucionalização.
3-Conceitos
“Problemas sociais”
Uma categoria natural: a idade
“Família”
Princípios de classificação
“Consistência social”
Implicações sociais
Categorias “naturais”
“Velhice”
“Juventude”
Realidade Social
Inconsciente semântico
Objeto pré-construído
“Círculo da família”
Formas de solidariedade
Forças sociais e forças do discurso
Institucionalização
Burocratização
Instituições
4-Proposiçoes
Este texto parte de uma simples constatação: Os sociólogos não são os únicos a explicar o mundo social. Eles são vistos como “especialistas dos problemas sociais” tais como os jornalistas, políticos, instituições… Os sociólogos procuram então as soluções para uma “crise social” onde existem dois sentidos possíveis: os problemas com os

Relacionados