Objetivos e concepções de linguagem.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensino de Língua Portuguesa: Objetivos e Concepções de Linguagem Guiando a Prática Docente

A prática docente do professor de Língua Portuguesa, varia de acordo com os objetivos que almeja com oensino da língua materna e a concepção de linguagem que embasa suas atividades de ensino. Objetivos e concepções essas, que vem sendo discutidas nas ultimas décadas pelos educadores. São 4 os principaisobjetivos que ajudam a guiar a prática docente de Língua Portuguesa.
O 1º objetivo é desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua. Esses usuários são os que interpretam a língua:ouvintes e leitores, e os que produzem a língua: falantes e escritores. Competência comunicativa é saber adequar a língua as diferentes situações de comunicação, e o professor que tem por objetivodesenvolver esta competência em seus alunos, trabalhará com uma grande variedade de textos com variadas situações comunicativas para que o aluno aprenda a adequar a língua as diferentes situaçõescomunicativas que pode encontrar no seu dia-a-dia.
O 2º objetivo é levar os alunos a dominar a norma padrão da língua e de ensinar a variedade escrita da língua, que é distinta da oral, permitindo ao alunosituações comunicativas mais elaboradas, formais e escritas.
O professor que deseja atingir este objetivo, pode se quiser, incorporá-lo ao 1 º , pois o aluno tendo contato com uma pluralidade detextos, estaria também tendo contato com a norma escrita e a forma padrão da língua. Agora se o professor almeja apenas o 2º objetivo, comete o erro de reduzir a língua a sua variante padrão, pois,trabalha apenas a gramática tradicional, o que é uma postura inadequada.
O 3º objetivo é proporcionar ao aluno o conhecimento da instituição linguística, demonstrando como ela esta constituída e como seapresenta socialmente. A incorporação deste objetivo aos dois primeiros, acrescentam aos alunos possibilidades de informações, que consequentemente geram conhecimento, não apenas lingüísticos, mas...
tracking img