Objetivos Lutra Dopagem

1440 palavras 6 páginas
O desporto tem-se assumido ao longo dos anos como uma escola de virtudes e princípios em que é obrigatória a observância dos princípios da ética, do espírito e da verdade desportiva.
A elevada importância da prática desportiva, ao lado do acentuado aumento de competições num quadro desportivo altamente especializado, determina a necessidade de participações precoces e exige maior atenção na preparação dos jovens desportistas.
Contudo, nos nossos dias o doping é um dos maiores problemas e também um dos mais preocupantes, não só pelo facto de falsificar a “verdade desportiva”, mas também porque a prática do consumo destas substâncias é na sua maioria muito perigosa para os próprios atletas.
O doping é a utilização de substâncias proibidas no desporto por promoverem o aumento ilegal do rendimento do atleta. Essas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, atribuindo-lhes vantagens competitivas desleais em relação aos restantes atletas. Segundo o Código Mundial de Antidopagem, publicado em 2003 pela AMA, para que um método ou substância seja considerado dopante, terão que estar presentes pelo menos dois critérios: melhoria no rendimento desportivo, risco para a saúde e violação do espírito desportivo.
A Luta contra a Dopagem no Desporto representa um pilar fundamental na preservação de determinados valores ligados ao desporto, tais como a verdade, respeito e partilha. Para que o desporto continue a ser considerado uma escola de virtudes, onde aqueles que o praticam procurem a obtenção do mais alto nível de bem-estar físico, psíquico e social, torna-se necessária uma atitude positiva dos países de todo o mundo e associações no que respeita a este problema.
As razões que levam a que as pessoas utilizem este tipo de substâncias são muito variadas, dependendo dos objetivos que cada um procura atingir com a sua utilização. Os atletas de competição e alguns jovens em idade escolar procuram nestas substâncias uma forma de

Relacionados