Objetivos do sistema operacional online

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO

O presente material foi o resultado obtido com a pesquisa acerca das tecnologias relacionadas aos sistemas operacionais online com aplicação prática, no caso de ferramentas de virtualização, tendo como fim e não único meio, aproximar os conceitos vistos em sala de aula com aplicações utilizadas no dia a dia.

II. ETAPA 1 – OBJETIVOS DO SISTEMA OPERACIONAL ONLINE.
Passo 1e 2

2.1 Ghost OS
2.2 Como funciona o aplicativo?
G.ho.st é um desktop virtual em que você tem à disposição ferramentas e serviços providos por softwares instalados no computador. Seu acesso é feito via Browser.
2.3 Que tipo de funcionalidades são implementadas?
Fornece um servidor de arquivos da empresa e / ou empregado de armazenamento de arquivos pessoais como um serviçoseguro. Ghost permite compartilhar e colaborar mais facilmente do que os produtos instalados como o SharePoint. Ghost oferece esses benefícios como um serviço de salvar o seu negócio a tempo, custo e incómodo de comprar e administrar seus servidores de arquivos próprios.
2.4 É possível instalar novos aplicativos?
Não.
2.5 Comparando com um SO tradicional, quais as vantagens e desvantagens que oSO online apresenta.
2.5.1 Vantagens: Redução de custo, gerência de recursos.
2.5.2 Desvantagens: Falta de segurança, disponibilidade da rede.

2.6 EyeOS
2.6.1 Como funciona o aplicativo?
Um sistema operacional que emula um ambiente de desktop funcional completo dentro de uma simples página da web. Embora rode dentro do navegador, para o usuário o eyeOS tem jeitão de desktop comum, domenu e das barras de ferramentas até o gerenciador de arquivos e as preferências de usuário. Para começar, é preciso ter uma conta no servidor remoto do eyeOS. Depois de fazer login, uma sessão completa de desktop é iniciada no servidor e na janela do navegador. O paradigma da computação para desktops está embutido no núcleo do design do eyeOS. O back-end do ambiente de desktop roda como umaplicativo PHP no servidor, e o navegador é usado apenas para executar uma interface baseada em Java Script, que se comunica com o processo do servidor via AJAX.

2.6.2 Que tipo de funcionalidades são implementadas?
Qualquer aplicativo que o usuário abra (um processador de texto, um cliente de email ou um gerenciador de arquivos) é iniciado como um processo separado no lado do servidor, que secomunica com o processo do desktop do eyeOS no back-end, enquanto o front-end se comunica com a interface em Java Script que está sendo executada no navegador. Pode parecer simples - o front-end em Java script imita o comportamento do sistema na janela, e o back-end age como um sistema operacional tradicional - mas o modelo aqui é distintamente diferente daquele usado por outros serviços web como oZoho, que não usa um processo separado para supervisionar tudo e gerenciar componentes individuais de aplicativos.
2.6.3 É possível instalar novos aplicativos?
Sim. Para instalar novos aplicativos é preciso ter acesso administrativo ao servidor do eyeOS, mas isso pode ser feito pela interface do desktop.

2.6.4 Comparando com um SO tradicional, quais as vantagens e desvantagens que oSO online apresenta.
2.6.5 Vantagens: privacidade, acesso aos seus arquivos em qualquer lugar com internet e capacidade de colaboração em tempo real com outros usuários. Ele é licenciado pela AGPLv3, o que o posiciona bem alto na lista de serviços web que protegem a liberdade do software.
2.6.6 Desvantagens: trabalho de configuração necessário quando se fala em dar suporte a um grupo grande deusuários. Pelas minhas estimativas, os aplicativos padrão do eyeOS não oferecem uma experiência poderosa o suficiente para que se diga que seu processo de implantação mais simples torna o trabalho do administrador mais fácil do que ao configurar individualmente outras ferramentas de compartilhamento de arquivos e colaboração de código aberto.

2.7 OOS (Online Operating System)
2.7.1 Como...
tracking img