Objetivos do sistema jit - just in time

OBJETIVOS DO SISTEMA JIT - JUST IN TIME

Objetivo:
O trabalho tem por objetivo demonstrar de maneira simplificada o objetivo do sistema JIT - Just in Time.

Justificativa:
O sistema JIT temcomo objetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se, através de um mecanismo de redução dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas.
Osestoques tem sido utilizado para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produção.

Introdução:

O Just in Time (JIT) surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendosua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos ecores de veículos com o mínimo atraso.
O sistema de "puxar" a produção a partir da demanda, produzindo em cada somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficouconhecido no Ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo. Contudo, o JIT é muito mais do queuma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma completa "filosofia, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjofísico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
• Produção em estoque
• Eliminação de desperdícios
• Manufatura de fluxo contínuo
• Esforço contínuo naresolução de problemas
• Melhoria contínua dos processos

Desenvolvimento:

O sistema JIT é mais do que um conjunto de técnicas, sendo considerado uma filosofia de trabalho. Seus objetivosfundamentais são qualidade e flexibilidade do processo. Esta filosofia diferencia-se da abordagem tradicional de administrar a produção nos seguintes aspectos:
• Os estoques são considerados nocivos por...
tracking img