Objetivos da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVOS DA LEITURA – PORQUE VOU LER?


Ler é muito mais do que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é, sobretudo, uma atividade voluntária e prazerosa, e quando ensinamos a ler devemos levar isso em conta. As crianças e os professores devem estar motivados para aprender e ensinar a ler. Assim, é importante distinguir situações em que “se trabalha” a leiturae situações em que simplesmente “se lê”. Na escola, ambas deveriam estar presentes, pois ambas são importantes, além disso, a leitura deve ser avaliada como instrumento de aprendizagem, informação. O professor deve mostrar-se um apaixonado pela leitura, porque é muito difícil que alguém que não sinta prazer com a leitura consiga transmiti-lo aos demais. Para que vou ler? Os objetivos dos leitorescom relação a um texto podem ser muito variados e trataremos de alguns objetivos gerais cuja presença é importante na vida adulta e que podem ser trabalhados na escola.

Ler para obter uma informação precisa - É a leitura que realizamos quando pretendemos localizar algum dado que nos interessa. Este tipo de leitura caracteriza-se pelo fato de que, na busca de alguns dados, ocorreconcomitantemente o desprezo por outros.

Ler para seguir instruções - Neste tipo de tarefa, a leitura é um meio que deve nos permitir fazer algo concreto: ler as instruções de um jogo, as regras de uso de um determinado aparelho, a receita de uma torta, as orientações para participar de uma oficina de experiências, etc.

Ler para obter uma informação de caráter geral - Esta é a leitura que fazemos quandoqueremos “saber de que trata” um texto, “saber o que acontece”, ver se interessa continuar lendo... Quando lemos para obter uma informação geral, não somos pressionados por uma busca concreta, nem precisamos saber detalhadamente o que diz o texto; é suficiente ter uma impressão, com as idéias mais gerais. Poderíamos dizer que é uma leitura guiada sobretudo pela necessidade do leitor deaprofundar-se mais ou menos nela, e neste ponto difere um pouco das anteriores.

Ler para aprender - Embora, naturalmente, sempre aprendamos com a leitura que realizamos para conseguir outros propósitos, como os que acabei de enunciar, vamos tratar do objetivo de “ler pra aprender” quando a finalidade consiste de forma explícita em ampliar os conhecimentos de que dispomos a partir da leitura de um textodeterminado. Este texto pode ter sido indicado por outros, como geralmente acontece na escola e na Universidade, ou também pode ser fruto de uma decisão pessoal, isto é, lemos para aprender um texto selecionado depois de ler para obter uma informação geral sobre vários textos.

Ler para revisar um escrito próprio - Este é um tipo de leitura muito habitual em determinados grupos – aqueles queutilizam a escrita como instrumento de seu trabalho -, embora seja muito restrito fora deles. Quando lê o que escreveu, o autor/revisor revisa a adequação do texto que elaborou para transmitir o significado que o levou a escrevê-lo; neste caso, a leitura adota um papel de controle, de regulação que também pode adotar quando se revisa um texto alheio, mas não é a mesma coisa. Quando leio o que escrevi,sei o que queria dizer e tenho que me pôr simultaneamente em meu lugar e no do futuro leitor, isto é, você. Por isso, às vezes os textos são tão difíceis de entender – é possível que o autor tenha se posto apenas em seu próprio lugar e não dos possíveis leitores; por isso em algumas ocasiões também é tão difícil revisar nossos próprios textos – parece-nos tão claro o que queremos dizer, que nãopercebemos que não o dizemos claramente.

Ler por prazer -A leitura é uma questão pessoal, que só pode estar sujeita a si mesma. Neste caso, o leitor poderá reler um ou mesmo um livro inteiro tantas vezes quantas for necessário; poderá saltear capítulos e voltar a ele mais tarde; o que importa, quando se trata deste objetivo, é a experiência emocional desencadeada pela leitura. É fundamental que...
tracking img