Objetivos da intercessao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERCESSÃO

OBJETIVOS DO ESTUDO:
1 – Conhecer a origem da palavra (etimologia)
2 – O que é intercessão?
3 – Por que interceder?
4 – Características do intercessor

1 - DEFINIÇÃO DA PALAVRA: A palavra intercessão vem do hebraico paguiá que significa “colidir pela violência” ou “acertar o alvo” ou ainda “colocar-se na brecha” para defender alguém. Segundo a concordância de Strong, apalavra quer dizer: suplicar; pleitear; intervir; orar e alcançar.
Colidir pela violência:
“E desde os dias de João, o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus e pela força se apoderam dele” (Mt 11.12 – ACF).

“A Lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus e todo o homem emprega força para entrar nele” (Lc 16.16 – ACF).
No original grego: a palavrapara intercessão é enteuxis, que significa se aproximar para uma conversa, ou seja, é o termo utilizado para entrar na presença de um rei e também na presença do Senhor em intercessão. Em 1Tm.2.1 essa palavra significa entrar na presença de Deus em favor de outros.
“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graça por todos os homens” (1Tm 2.1 – NVI).

2 –O QUE É INTERCESSÃO?

É o ato de interceder, logo, interceder é colocar-se no lugar de outra pessoa e pleitear a sua causa como se fosse a nossa própria causa. Exemplos de intercessão:

a) Por uma determinada pessoa:
“Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça” (Lc 22.32a – NVI).

b) Por um grupo de pessoas:

“... Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração delee não lhes farei o que vocês merecem pela loucura que cometeram” (Jó 42.8b).

c) Por uma nação:
“E disseram a Samuel: Não pares de clamar por nós ao Senhor, o nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus. Então Samuel pegou um cordeiro ainda não desmamado e o ofereceu inteiro como holocausto ao Senhor em favor de Israel, e o Senhor lhe respondeu” (NVI).

3 – POR QUE INTERCEDER?Devemos interceder simplesmente para que Deus opere na terra. Sem intercessão não há operação.
“Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra Ele confiou ao homem” (Sl 115.16 – NVI).

Impressiona muito, saber que, assim como Pai procura adoradores, Ele também está procurando intercessores.
“E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor” (Is 59.16a –ACF).

O Pai está buscando intercessores que se coloquem na brecha em favor de outros:
“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum” (Ez 22.30 – NVI).

Brecha vem do hebraico (perets): Significa ruptura, ou fenda; especialmente uma fenda em muros. Perets vem do verbo parats:rachar, fender, romper. Perets ocorre cerca de 25 vezes. No texto de Ez. 22.30 estar na brecha trata-se de uma metáfora para a intercessão comprometida. Há uma brecha entre o ser humano e Deus que o intercessor tenta reparar."
"Esse texto nos mostra que o intercessor vem perante Deus em favor de outros e que é dupla a sua responsabilidade. Ele não somente "faria um muro," sugerindo querestauraria a brecha causada por um inimigo, mas também "estaria na brecha" ou taparia aquela brecha contra o inimigo, através do processo de reconstrução."
Em nossos dias, o muro de proteção ao redor das famílias, igrejas e nações está em terrível abandono. Deus ainda está buscando intercessores para manter guardas "nas brechas" e, através da intercessão ajudar a repará-las.
“Coloquei sentinelas em seusmuros, ó Jerusalém; jamais descansarão de dia e de noite. Vocês que clamam pelo Senhor não se entreguem ao repouso, e não lhe concedam descanso até que Ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor da terra” (Is 62. 6-7 – NVI).
4 – CARACTERÍSTICAS DO INTERCESSOR
a) Identificar-se com a causa do outro:
“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros....
tracking img