Objetivos da governança corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Governança Corporativa diz respeito a um sistema de controle e monitoramento estabelecido pelos acionistas, controladores de uma determinada empresa ou corporação, de tal modo que osadministradores tomem suas decisões sobre a alocação dos recursos de acordo com o interesse dos proprietários. As questões de governança corporativa ganharam mais relevância a partir do surgimento das modernascorporações nas quais há a separação entre controle e gestão. A teoria que trata dessas questões teve origem nos anos 30 nos trabalhos de Berle e Means, que colocaram o clássico problema da teoria daagencia, onde existem conflitos de interesse entre o principal (proprietário) e o agente (gestor).
Nessa mesma época, Coase também apresentou os princípios da economia dos custos de transação, como sedelimita os limites da firma entre produzir ela própria seus insumos ou adquiri-los no mercado, de correndo tais questões relacionadas ao escopo vertical que a firma deve assumir. Após cerca de quarentaanos de relativo ostracismo teórico dessas abordagens, a partir dos anos 70 o enfoque contratual das relações econômicas passou a despertar renovado interesse nos meios acadêmicos e financeiro.

AGovernança Corporativa evoluiu de um conceito puramente financeiro, relativo ao retorno sobre o investimento, esperado e exigido pelos investidores, para um conceito que inclui aspectos relacionadosao desenho da própria organização, estando diretamente ligado aos mecanismos internos pelos quais as organizações e corporações são operadas e controladas. A transparência organizacional é um fatordeterminante na hora de promover o investimento, por isso as organizações mais desenvolvidas implementam um sistema consolidado de Governança Corporativa.

Objetivos da Governança Corporativa

•Atrair capital a custos internacionais.
• Assegurar uma gestão profissional da empresa, especialmente daquelas que emitem títulos no mercado de valores.
• Proteger os interesses dos investidores e...
tracking img