Objetivos da empresas privadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este relatório visa demonstrar e esclarecer pontos importantes em relação à administração, além de enfatizar as particularidades do setor de operações jurídicas do Banco Santander alocado na empresa Nelson Paschoalotto Advogados Associados.
Iremos no decorrer do relatório, conhecer os processos administrativos que se baseiam no principio de “PODC” – Planejar,organizar, dirigir e controlar. Iremos também esclarecer o que é uma divisão por departamentos, explicando detalhadamente cada tipo de departamentalização e enfatizando os pontos fortes e fracos de cada estrutura departamental.e
Por fim discorreremos sobre a centralização e descentralização de poder nas organizações, sobre autoridade de linha e autoridade de assessoria e os tipos depesquisas científicas, que serão detalhadas minuciosamente.
A realização do estágio é importante para que os alunos no decorrer do curso de administração de empresas adquiram experiência no setor administrativo de alguma empresa, fazendo com que os mesmos conheçam e se adaptem as rotinas de uma organização.
Com a elaboração deste relatório o aluno, conhece conceitos importantes daadministração, como os tipos de departamentalização, centralização e descentralização de poder entre outros; e poderá aplicá-los em sua empresa, pois conseguirá distinguir qual a melhor decisão a ser tomada para o seguimento em que sua empresa atua.
O relatório de estágio está dividido em:
Fundamentação teórica: é o tópico que esclarece os processos administrativos (PODC); os tipos dedepartamentalização existentes; as atividades do departamento de Operações Jurídicas do Banco Santander na Empresa Paschoalotto Serviços Financeiros; os conceitos de delegações, centralização e descentralização de autoridade; as características de autoridade de linha e de assessoria, e por fim mostra os tipos de pesquisas cientificas existentes.
Metodologia de estudo: onde são esclarecidos os tipos depesquisas efetuadas, bem como as fontes necessárias para a elaboração do relatório.
Empresa onde o aluno trabalha: neste tópico descrevemos o histórico da empresa; os segmentos de mercado em que ela atua; bem como o organograma hierárquico da empresa; além das atividades desempenhadas pelo aluno na organização em que trabalha.

























1. REFERENCIALTEÓRICO

Basicamente administrar é “o processo de planejar organizar dirigir e controla o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais segundo Idalberto Chiavenato (2009).
Peter Ducker afirma que não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos ,e sim países que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis e potenciais e países que ainda não sabem.Conforme Peter Ducker (1970) citado por Chiavenato (2009):


Existem países administradores países sub-administrados. O mesmo
ocorre com as organizações.Existem organizações excelentes e existem
organizações precariamente administradas. Tudo é uma questão de
talento administrativo.




As tórias daAdministração possuem uma forte capacidade projeção, ou seja, elas permitem prever, com base em uma lógica, os efeitos que as ações administrativas irão provocar. (Chiavenato 2009)
O Administrador precisa reunir três tipos de habilidades, são elas: técnicas, humanas e conceituais, pois a combinação dessas habilidades é extremamente importante e difere o bom administrador.(Chiavenato2009)
A seguir abordaremos mais sobre a administração com especificações sobre os processos administrativos.

1.1 Processos administrativos - PODC

Processos administrativos são maneiras consideradas eficazes para um administração de sucesso; eles são baseados no principio do “PODC”, Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. (Chiavenato 2009)
Os neoclássicos partem...
tracking img