Objetivos da contabilidade e utilização da informação contábil.

Objetivos da contabilidade e utilização da informação contábil.

José Carlos Marion em “A teoria da contabilidade nos cursos de graduação - algumas considerações”, em 10 de junho de 2010, ressalta como tema principal em que se procura discutir aspectos que poderão contribuir para melhor se ministrar a disciplina Teoria da contabilidade na graduação bem como propondo algumas sugestões com oobjetivo de melhor adequar esta nova disciplina a realidade de nossos dias.
O estudante está com o interesse reduzido quando se fala em teoria, Marion ressalta que um dos aspectos importantes, é mostrar que o objetivo principal da contabilidade, é um poderoso instrumento para tomada de decisões seja qual for o tipo de usuário. A teoria esta dando suporte para que a contabilidade exerça de informaçõese avaliações, atendendo seu principal objetivo.
A teoria tem que ser ensinada de forma viva sempre apoiada em exemplo exercícios e casos práticos, deve dar bases mais sólidas para o profissional ser consciente do que faz “por que” faz e se possível ter condição para mudar o estado de arte.

Temos vários usuários de demonstração contábeis como:
Investidores; que são os provedores de capitaisde risco.
Empregados; e os seus representantes estão interessados em informações entre estabilidade e lucratividade de seus empregados.
Credores por empréstimo; interessados em informações beneficentes.
Fornecedores e outros credores comerciais; interesse em informações que permitem se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos.
Clientes; interesse sobre aentidade quando tem um relacionamento em um longo prazo ou dela dependem como fornecedor importante.
Governo; e sua agencia interesse na destinação de recursos e nas atividades das entidades.
Publico; afetam o publico de varias maneiras como empregando pessoas e utilizando fornecedores locais.

Os objetivos das demonstrações contábeis são fornecer informações sobre a posição patrimonial efinanceira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande numero de usuários, em suas avaliações e tomadas de decisões econômica.
Temos como características qualificativas das demonstrações contábeis:
Compreensibilidade; que os usuários entendem de uma forma significativa às informações.
Relevância; uma grande influencia nas tomadas de decisões contábeis.Confiabilidade; que a informação seja passada de forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar.
Comparabilidade; característica que permite a melhor visão da evolução da entidade sem que isso leve a não evolução das praticas contábeis.

Os princípios fundamentais da contabilidade.

Como já foi mencionado, é de suma importância que osprofissionais de contabilidade entendam o porquê das demonstrações contábeis, e não apenas saber fazê-las. Para uma melhor compreensão, pode-se ilustrar o conjunto de princípios na estrutura de um edifício composto por três partes: alicerces que são os postulados, as paredes que são os princípios em si, e o telhado que são as convenções. Como alicerces desta construção estão o principio da entidade e o dacontinuidade, justamente porque representam a base da contabilidade, os outros princípios podem sofrer mudanças, mas esses sempre serão os mesmos. Não precisam ser provados, simplesmente existem, nem sempre são vistos, porém estão sempre presentes.
Então, a seguir vamos desenvolver os princípios,segundo a Resolução 750/93 e relacionando-os com o exemplo do autor.
Os Pilares:
► Percebe-se queo Princípio da Entidade presente na resolução do CFC se assemelha muito ao Postulado Contábil da Entidade, destacando que o patrimônio da entidade não pode ser confundido com o de seus proprietários. Na prática, este é um dos princípios mais desrespeitados pelos empresários, em especial nas micro e pequenas empresas, o que exige do contabilista que presta serviços a estes tipos de entidades uma...
tracking img