objetividae e identidade na analise da vida social

2261 palavras 10 páginas
universidade de taubaté
Psicologia Aplicada ao Direito
Professora Andréa Cristina
1º Semestre D
Neiva Barbosa
20/03/2014

Questões de Psicologia :

1. Porque o estudo da psicologia é importante para o direito?

Através da Psicologia procura-se entender o comportamento humano, para o Direito é quase sempre determinado e padronizado por normas, um conjunto de fatores comportamentais, sociais, individuais que são analizados pelo aparelho jurídico com aspectos legais, para que então sejam classificados e julgados determinada conduta, lembrando que determinados aspectos que fogem do círculo do Direito, mas que estão ao alcance da psicologia que imediatamente aplicada ,em casos de dúvida quanto a presença de transtornos de personalidade possam auxiliar numa visão jurídica humanizada e construtiva.

2. Quais são os três usos do termo Psicanálise?

Como método de investigação da mente e seu funcionamento, como teoria sobre vivência e o comportamento humano e prática profissional como método de tratamento psicoterapêutico.

3. Como se caracteriza o primeiro modelo de aparelho mental?

Em 1900 Freud desenvolveu o primeiro modelo de aparelho mental na qual elabora uma analogia do psiquismo que é composto por três sistemas: 1º Consciente que é a parte psíquica mais evidente como as de percepção, pensamento, juízo crítico, evocação, antecipação, atividade motora, etc., processam-se no sistema consciente, embora esse funcione intimamente conjugado com o sistema Inconsciente, com o qual quase sempre está em oposição, 2º O Pré-Consciente que pode ser mais facilmente acessada funciona como uma espécie de peneira que seleciona aquilo que pode, ou não, passar para o consciente.E o 3º Inconsciente No inconsciente estão elementos instintivos não acessíveis à consciência. Além disso, há também material que foi excluído da consciência, censurado e reprimido. Este material não é esquecido nem perdido mas não é permitido ser lembrado. O

Relacionados