Objetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – FAFIC
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICA – DCSP
DICIPLINA = METODOLOGIA DO TRABALHOCIENTIFICO
DOCENTE = AÉCIO CÂNDIDO
DICENTE = ELIDA JOYCE DE OLIVEIRA

Ficha temática
Objetividade
Conceito
Através da objetividade possibilita-se estabelecer afirmações inequívocas que podem sertestadas, podendo ser possível reproduzi-las. A objetividade é externa a consciência, que resulta da observação, independente das preferências individuais, mas fruto de pesquisas com finalidades capazesde produzirem resultados salutares à sociedade.

“Embora fácil de definir, a objetividade não e fácil de ser compreendida por causa de sua sutileza e de suas implicações complexas. É um aspectometodológico muito importante na ciência, especialmente da psicologia, porque sua implementação possibilita aos cientistas testarem suas idéias fora de si próprios. Eles montam seus experimentos “lá fora”.Os experimentos acontecem, por assim dizer, fora deles, de sua influência e predileções. Em vez de estarem em suas cabeças, as idéias testadas são objetivadas, feitas objetos “do lado de fora”,objetos que tem uma existência, por assim dizer, separada de seus inventores. Qualquer um pode observar um experimento e como ele é feito; é coisa pública.” (Nichols Kerlinger)

Ao estudar um fato énecessário que os cientistas descubram explicações e suas prováveis causas.
A objetividade concede ao psicólogo transforma o objeto em uma verdade que podem ser experimentadas por outros e chegam aconclusões equivalentes. Por isso a ciência e um empreendimento público que obedece a regras importantes da objetividade.

“Comparem-se agora os procedimentos em psicologia e educação. O cientista físicopode “sair de si mesmo” mais facilmente do que o cientista comportamental, por que é mais fácil para ele preparar uma pesquisa hipóteses “fora” e longe de suas próprias predileções e inclinações e...
tracking img