Objetividade e identidade na analise da vida social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetividade e identidade na analise da vida social
(segundo Emile Durkheim)

Fatos sociais: O estudo das representações coletivas:
O que mais tem provocado contradições e o que é mais importante em nosso método, são os fatos sociais serem tratados como coisas. Mas não que se esteja afirmando que eles são coisas materiais mas sim que os fatos sociais constituem coisas assim como as coisasmateriais. Vejamos ,o que é coisa? Tudo aquilo que existe seja real ou aparente, animado ou inanimado.
Tratar os fatos sociais como coisa é simplesmente observar com relação a eles,certa atitude mental,abordar seu estudo a partir do principio que se ignora completamente o que são,e de que suas propriedades características dependem. De acordo com esse ponto de vista pode-se afirmar que com exceçãotalvez dos objetos matemáticos, que todo objeto de ciência é coisa.Os fatos porem para nós constituem algo de desconhecido,são coisas ignoradas,pois as representações que podem ser formuladas no decorrer da vida,tendo sido efetuadas sem método e sem critica estão destituídas de valor cientifico.Os fatos da psicologia apresentam esse caráter e devem ser considerados sob o mesmo aspecto.E éprecisamente devido a isso que se formou no decorrer desse século,uma psicologia objetiva cuja a regra é estudar os fatos mentais a partir do exterior,ou seja como coisas.O mesmo então pode ser dito dos fatos sociais e ainda com mais razão pois a consciência não é mais competente para conhece-los do que para conhecer sua própria vida.
Nossa regra não implica em nenhuma especulação a respeito do que há demais profundo em nosso ser.É importante e necessário que ao embarcar no mundo social,se tenha consciência de que esta penetrando no desconhecido,estamos no inicio de uma nova ciência,assim como a biologia um dia teve suas leis desconhecidas.Enquanto o cientista ao estudar a natureza tem o sentimento muito vivo que ela lhe opõe,o sociólogo parece se mover entre coisas imediatamente transparentesao espirito,pois tem uma facilidade em resolver coisas obscuras.
Os fatos sociais não diferem dos fatos psíquicos somente na qualidade,eles apresentam um substrato diferente,não evoluem no mesmo meio e não dependem das mesmas condições,ou seja mesmo que existam relações entre elas (a psicologia e a sociologia)ambas são tão distintas quanto é possível que sejam.
Podemos então dizer que os fatossociais consistem na maneira de ser ou de pensar, reconhecidos pela capacidade de exercerem influencia sobre as consciências particulares? O fato social pode ser caracterizado de varias maneiras diferentes,pois não há uma razão para que ele apresente apenas uma discrição que importa na verdade é escolher aquela que se ajuste melhor ao objetivo proposto.Só e necessário que uma vez que se trata deuma definição inicial que os caracteres utilizados sejam discerníveis e possam ser percebidos antes da pesquisa, muitas vezes as definições que são opostas as nossas não apresentam essas condições. Os fatos sociais pode ser tudo aquilo que se produz na sociedade ou ainda tudo o que interessa ou afeta um grupo social, mas não se poderá saber se a sociedade é ou não causa de um fato, se tal fatotem efeitos sociais. Mas para que exista o fato social é necessário que vários individuos misture suas ações, e que destas ações surja algo novo.
Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica:
A solidariedade mecânica liga diretamente o individuo a sociedade, sem nenhum intermediário, já na orgânica ele depende da sociedade, porque depende das partes que a compõem. Em cada um dos casos asociedade é vista sob aspectos diferentes porem essas duas sociedades na verdade é uma só, são duas faces de uma única e mesma realidade.
Na solidariedade mecânica o que impera é a consciência coletiva, ela se torna determinante na vida do individuo, que passa a não ter mais vontade própria, os interesses dos seu grupo esta em primeiro lugar. O laço que une o individuo a sociedade é análogo ao...
tracking img